Desembargador Octavio Boccalini é eleito vice-presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais

Eleição aconteceu durante encontro de corregedores em Fortaleza (CE)

Foto do desembargador Octavio Boccalini. Ele tem cabelos brancos e sorri para a câmera.

O desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, vice-presidente e corregedor do TRE-MG, foi eleito vice-presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil. A eleição e posse aconteceram durante o 50º Encontro do Colégio de Corregedores, nesta sexta-feira (27), na sede do TRE Ceará, em Fortaleza.

Também compõem a nova diretoria o desembargador Fernando Bodziak (TRE-PR), como presidente; desembargadora Carla Maria Santos dos Reis (TRE-AM), como 1ª secretária; e desembargador Leandro dos Santos (TRE-PB), como segundo secretário.

Desembargador Fernando Bodziak, ministro Benedito Gonçalves e desembargador Octavio Boccalini
Des. Fernando Bodziak (TRE-PR), ministro Benedito Gonçalves (TSE) e desembargador Octavio Boccalini (TRE-MG)

O Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil realiza tradicionalmente dois encontros anuais, dos quais participam os corregedores eleitorais dos TREs, membros do colegiado, os juízes auxiliares das respectivas corregedorias e servidores, além de ministros do TSE e palestrantes convidados. O objetivo é agregar conhecimento, compartilhar ideias e buscar inovações no âmbito de atuação das corregedorias eleitorais. No evento em Fortaleza, foram discutidos temas como ações de apoio e cumprimento de decisões em processos de primeira instância, a Lei Geral de Proteção de Dados e aspectos das Eleições 2022.

As corregedoras e corregedores elaboraram e aprovaram a Carta de Fortaleza, documento que traz diretrizes para a atuação das corregedorias eleitorais. Os pontos destacados na Carta abordam o reforço e reconhecimento da importância de servidores(as) requisitados(as) como força essencial para a Justiça Eleitoral; fomento de ações inclusivas no atendimento ao(à) cidadão(ã); o uso adequado de dados do Cadastro Eleitoral; e a diminuição do acervo processual de 1º grau de jurisdição.

Também representaram o TRE-MG no encontro a juíza auxiliar da Vice-Presidência e Corregedoria, Roberta Fonseca (à esquerda na foto); a secretária da Corregedoria, Cassiana Viana (à direita na foto); e a servidora Sandra Cordeiro (segunda da esquerda para a direita).

Juíza Roberta Fonseca, Sandra Cordeiro, desembargador Octavio Boccalini, Cassiana Viana.

Sobre as Corregedorias

Tanto o Tribunal Superior Eleitoral como os Tribunais Regionais Eleitorais têm uma Corregedoria em sua estrutura organizacional. No TSE, a Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) é responsável por fiscalizar a regularidade dos serviços realizados pela Justiça Eleitoral em todo o país, assegurando a aplicação correta da legislação e da regulamentação estabelecida pelo órgão superior. Entre as atribuições da CGE, estão a manutenção do cadastro eleitoral e questões administrativas inerentes à organização interna da Justiça Eleitoral.

Em cada TRE, a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) tem a missão de garantir a regularidade dos serviços eleitorais e a correta aplicação de princípios e normas no estado. Cabe às CREs a coordenação das revisões do eleitorado; realização de correições e inspeções; expedição de regras para o funcionamento dos cartórios eleitorais e postos de atendimento, atuação dos juízes eleitorais e atendimento ao eleitor, entre outras.

Conheça melhor a Corregedoria Regional Eleitoral de Minas Gerais.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido