Trezentos alunos participam da primeira palestra do Projeto Câmara Mirim 2015

Primeira palestra Câmara Mirim 2015.

O juiz Geraldo Carlos Campos (foto), da 30ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, esteve nesta sexta-feira (13) na Escola Municipal Monsenhor Arthur de Oliveira, no bairro Caiçara, onde fez duas palestras seguidas para um total de 300 alunos, com idades entre 10 e 14 anos. As palestras do juiz fazem parte das atividades do projeto Câmara Mirim, parceria entre a Escola Judiciária do TRE-MG, Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e da Secretaria Municipal de Educação. O CAMIR seleciona anualmente dez escolas da rede municipal de ensino, além do Centro Pedagógico da UFMG (que entrou este ano), para promover entre os alunos a educação para a cidadania.

Em sua fala aos alunos, o juiz tratou do processo eleitoral, das formas de participação, das responsabilidades do voto, tanto para o eleito quanto para o eleitor, e das ações cidadãs que devem ser praticadas no dia-a-dia. O juiz também abordou o processo eleitoral na escola que, em março, participará das eleições, em que todos os alunos maiores de 10 anos votam para escolher seus representantes como vereadores mirins. A servidora Rosângela de Fátima Moreira, também da 30ª ZE, participou da apresentação falando sobre os Poderes do Estado e a necessidade de se conhecer as atribuições principais de cada um para saber a quem atribuir responsabilidades na hora de cobrar ações.

A visita do magistrado à escola nesta sexta abriu o calendário de palestras do Projeto Câmara Mirim, que prevê a visita de um magistrado a todas as 11 escolas participantes do projeto nas próximas semanas. No dia 6 de março, depois de passarem por todo um processo eleitoral, os alunos votam em urnas eletrônicas com programa parametrizado para escolher os integrantes da Câmara Mirim.

Cada escola elegerá quatro vereadores mirins, entre seus alunos do 3º Ciclo do Ensino Fundamental, distribuídos em seus dois turnos, e a escola com maior número de turmas elegerá cinco vereadores mirins, totalizando 45 vereadores mirins.

Além das palestras dos juízes, a participação do TRE no projeto prevê a realização do processo eleitoral nas escolas, que inclui desde a customização do programa de votação parametrizada, pela Secretaria de Tecnologia da Informação, à cessão das urnas para a votação em cada uma das escolas até a totalização dos votos.

Em 2014, os juízes eleitorais e servidores dos cartórios eleitorais promoveram entre os meses de fevereiro e março, antes da eleição nas escolas, 87 palestras envolvendo 2610 alunos.

 

Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido