Escola Judiciária do TRE celebra dez anos com exposição e homenagens

Encerramento das celebrações de 10 anos da Ejemg.

Em sessão solene nesta sexta-feira (11), a Escola Judiciária Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Ejemg), do TRE de Minas Gerais, encerrou as celebrações dos dez anos de sua criação. No evento, foi outorgada ao desembargador Geraldo Augusto de Almeida, ex-presidente do TRE, a Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo. Também foi inaugurada a Mostra Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira – Um visionário que fez Escola, no saguão do prédio do TRE na Avenida Prudente de Morais, 320.

O presidente do TRE, desembargador Paulo Cézar Dias, abriu a cerimônia destacando as Escolas Judiciárias: “com a chegada do século XXI e com a emergência da Era da Informação, o grande e instigante desafio das instituições públicas tem sido o de produzir conhecimento capaz de propor novas e prontas soluções para os complexos problemas com os quais estamos lidando. Daí a importância das Escolas Judiciais”. Depois, entregou a Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral, honraria criada especialmente em razão da primeira década da Escola Judiciária do TRE, ao desembargador Geraldo Augusto.

Em seu discurso, o desembargador Geraldo Augusto agradeceu a homenagem e ressaltou as contribuições do ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, patrono da Escola Judiciária do TRE, que dá nome à Medalha. O desembargador disse que a lembrança do ministro permanece “não pela mídia, mas pelas suas atitudes, pelo seu raro tirocínio, pela sua extraordinária rotina e capacidade de trabalho, pelo seu bom humor, pela sua espontaneidade, pela sua dedicação a tudo que fazia e com que se relacionava”. Ainda, destacou os dez anos da Escola Judiciária e lembrou o seu fundador, desembargador Kelsen do Prado Carneiro, e seus diretores, “que emprestaram o seu entusiasmo, as suas emoções e esforços para alcançar o reconhecimento que ela atualmente possui”. Emocionado, o homenageado agradeceu aos amigos ali presentes.

Ainda na solenidade, ocorreu a aposição do retrato do desembargador Geraldo Augusto de Almeida na galeria dos ex-presidentes do TRE-MG. O magistrado presidiu o Tribunal entre 27 de junho de 2014 e 25 de junho de 2015.

Diversas autoridades compareceram à cerimônia, dentre elas todos os integrantes da Corte Eleitoral; o diretor Executivo da Escola Judiciária do TRE, juiz Carlos Henrique Braga; o presidente e o corregedor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadores Pedro Carlos Bitencourt Marcondes e Antônio Sérvulo dos Santos, respectivamente. Esteve presente, ainda, a viúva do Ministro Sálvio de Figueiredo, Simone Ribeiro de Figueiredo Teixeira.

Exposição

A Mostra Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira – Um visionário que fez Escola, concebida pela Ejemg e produzida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), homenageia o ministro Sálvio de Figueiredo, idealizador das escolas judiciárias e patrono da Escola Judiciária do TRE. O destaque da mostra são textos que retratam a trajetória do idealizador da Ejemg e pintura em aquarela das artistas Cristina de Figueiredo Teixeira, filha do ministro, e Simoni Rodrigues Alves. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 11 de fevereiro de 2016, das 12h às 18h.

 

Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido