Tranquilidade marca o segundo turno das eleições em Minas

O segundo turno das eleições presidenciais ocorre com tranquilidade nos 853 municípios de Minas Gerais.

TRE-MG Abertura da sessão da corte para o segundo turno das eleições 2014. Foto: Cláudia Ramos

O segundo turno das eleições presidenciais ocorre com tranquilidade nos 853 municípios de Minas Gerais. Até as 9 horas deste domingo, 24 urnas eletrônicas foram substituídas por outras urnas. Nas primeiras horas da votação, foram registradas apenas quatro ocorrências policiais, sem prisões. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Geraldo Augusto, abriu às 8 horas a sessão permanente da Corte Eleitoral (foto) na Sala de Sessões, na manhã deste domingo (26), que será encerrada às 18 horas. Os sete magistrados ficam de plantão para qualquer medida emergencial.

 

Ao atender a imprensa presente, o presidente informou que no primeiro turno as ocorrências mais comuns que chegaram à Justiça Eleitoral foram relativas à boca de urna e que quem for flagrado desrespeitando as normas será conduzido pela Polícia Militar até a Polícia Federal ou à Polícia Civil – nesse caso, nas localidades onde a Federal não estiver presente.

 

O desembargador destacou que o eleitor pode sair de cada tranqüilo para votar, pois não há notícias de maiores transtornos, e que o próprio eleitor mineiro é o maior parceiro da Justiça Eleitoral na manutenção da ordem e tranqüilidade no pleito.

 

Às 17 horas, o presidente irá acompanhar o fechamento da “votação paralela” do TRE – onde quatro urnas eletrônicas estão passando por auditoria para comprovar a transparência do sistema.

 

Em Minas Gerais, são 853 municípios, 351 zonas eleitorais, 10.078 locais de votação e 45.762 seções eleitorais. Votam em todo Estado 15.237.098 eleitores (já descontando os que saíram do eleitorado para votar em trânsito). Em Belo Horizonte, são 1.909.127 eleitores (já descontando os votantes em trânsito), distribuídos em 4.462 seções eleitorais, localizadas em 436 locais de votação, pertencentes a 18 zonas eleitorais.

 

A votação vai até as 17 horas e quem estiver na fila neste horário receberá uma senha para votar assim que sua vez chegar. A partir das 20 horas, haverá a divulgação dos resultados para presidente.

 

Siga-nos no Twitter.

Curta a nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido