Presidente do TRE avalia os trabalhos do segundo turno

Presidente do TRE encerra os trabalhos do segundo turno

logo eleições 2014 tse

Às 17h deste domingo (26), o presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Augusto, esteve presente no encerramento da votação paralela, procedimento que visa comprovar a segurança da urna eletrônica. Em entrevista coletiva à imprensa e demais presentes, o presidente destacou que a votação para o segundo turno das Eleições 2014 finalizou-se, em Minas Gerais, com tranquilidade, sem ocorrências mais graves relativas ao pleito.

Ao falar da votação paralela, o desembargador lembrou que o procedimento, que existe há 12 anos, "visa legitimar a eficiência da urna eletrônica". Segundo ele, "contra fatos não há argumentos", e a votação paralela desmancha qualquer boato que traga dúvidas à votação eletrônica. Foram utilizadas urnas da 35ª Zona Eleitoral, de Belo Horizonte, da 118ª Zona Eleitoral, de Governador Valadares, da 184ª Zona Eleitoral, de Montes Claros, e da 319ª Zona Eleitoral, de Betim. O procedimento foi finalizado com sucesso, com os dados das urnas auditadas conferindo com os dados das cédulas.

Em Minas Gerais, foram registradas 58 prisões por motivos como boca de urna, embriaguez de eleitores e mesários, dentre outros. O presidente lembrou que as ocorrências policiais foram dentro da normalidade de toda eleição, sendo a mais grave delas o caso de um eleitor da 226ª Zona Eleitoral de Porteirinha que ateou fogo em uma urna eletrônica. A ocorrência não gerou prejuízo à  votação, já que a mídia da urna danificada foi transferida para a urna que a substituiu.

No Estado, foram substituídas 196 urnas, representando 0,4% das 45.779 urnas mineiras. Deste número, 11 eram urnas de seções com identificação biométrica do eleitor. Em Belo Horizonte, foram 28 substituições, representando 0,64% do total. Houve votação manual em apenas uma seção eleitoral, em Unaí, no Noroeste de Minas.

Às 18h, o presidente do Tribunal encerrou a sessão permanente da Corte Eleitoral, que esteve de plantão desde o início das votações, neste domingo. Ao finalizar os trabalhos da Corte, o desembargador agradeceu a atuação dos servidores da Justiça Eleitoral, dos integrantes da Corte, dos componentes do Gabinete Institucional de Segurança e de todos os envolvidos nas Eleições 2014.

A divulgação dos resultados do segundo turno das Eleições 2014 está prevista para começar às 20h, devido ao fuso horário do Acre, três horas de diferença de horário de verão/Brasília.

 

Siga-nos no Twitter.

 

Curta a nossa página no Facebook.

 

*Atualizado em 27/10, às 07h25.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido