Presidente do TRE afirma que a votação paralela garante a confiabilidade da urna eletrônica

Presidente do TRE afirma que a votação paralela garante a confiabilidade da urna eletrônica

TRE-MG Eleição Paralela 2º turno 2014. Foto: Cláudia Ramos

Assista ao vídeo com a manifestação do presidente.

Ao abrir, neste sábado (25), audiência pública para sorteio de urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação paralela, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas, desembargador Geraldo Augusto, fez manifestação sobre a importância dos procedimentos para demonstração da confiabilidade da urna eletrônica. Ao relembrar que a urna eletrônica foi idealizada por mineiros, o presidente afirmou que “ainda que se repita o óbvio, desmancha-se, por si só, qualquer murmúrio irresponsável e desinformado, quase sempre escondido no anonimato, em forma de boato, mas repetido por mídias de uso individual e descomprometidas, em vã tentativa ou ensaio para o mínimo descrédito ou dúvida sequer sobre o correto funcionamento da urna eletrônica”. Para ele, “contra fatos evidentes não há argumentos que os contrariem.”

A correta captação e contabilização do voto pela urna eletrônica foram ressaltadas pelo desembargador Geraldo Augusto em diversos momentos de sua fala, em especial, quando, em linguagem simples e clara, afirmou que o “objetivo principal do sistema de votação paralela é a transparência, mostrar a todos os eleitores, à sociedade, à nação que a votação através da urna eletrônica é totalmente confiável e segura, que o resultado emitido através do boletim de urna corresponde exatamente aos votos digitados pelos eleitores na urna eletrônica durante a votação.”

O esclarecimento do presidente do TRE teve como objetivo atestar a eficiência dos procedimentos da votação paralela na demonstração da segurança e lisura da urna eletrônica. “Sempre com resultados positivos e sem dúvidas, desde o ano de 2002 foi estabelecido este mecanismo e sistema de auditoria, claro, simples e de fácil entendimento a qualquer pessoa de instrução básica”, disse o desembargador Geraldo Augusto.

Ao final de sua manifestação, o presidente do TRE convidou os profissionais de rádio, televisão, jornais e revistas presentes a comparecer, neste domingo (26), dia do segundo turno, na votação paralela, que acontecerá no 1º andar do Anexo I do TRE-MG (Av. Prudente de Morais, 320), das 8h às 17 horas.


Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

 

* Alterado às 11h36.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido