TRE lança projeto “Eleitor do Futuro” no Instituto de Educação
TRE lança projeto “Eleitor do Futuro” no Instituto de Educação

Na próxima segunda-feira (21), começa em todo o Estado o projeto Eleitor do Futuro, uma parceria entre o TRE, o Ministério Público Eleitoral e a Secretaria de Estado da Educação. A abertura do projeto, que marca o início da Semana do Jovem Eleitor em Minas Gerais, será feita em Belo Horizonte, às 9h, no Instituto de Educação (Rua Pernambuco, 47, Bairro Funcionários), com palestra da juíza eleitoral Maria Dolores Cordovil para cerca de 700 alunos do ensino médio e curso normal da instituição. Após a palestra, os estudantes poderão fazer o seu título eleitoral, a partir do atendimento itinerante que será montado pela Justiça Eleitoral. Representantes das entidades parceiras no projeto deverão comparecer ao lançamento.
O projeto Eleitor do Futuro, promovido e coordenado pela Escola Judiciária do TRE, tem como objetivo contribuir para a formação do jovem eleitor, por meio de encontros entre o juiz eleitoral e os alunos do ensino médio. Nas visitas agendadas dos juízes eleitorais às escolas, serão debatidos temas como democracia, cidadania, partidos políticos, as eleições e o voto. O que se espera é que o jovem eleitor compreenda criticamente o valor e o significado de seu voto no processo democrático, aprimorando continuamente sua forma de participação social e política.
Para solicitar a visita do projeto Eleitor do Futuro, as escolas devem acessar o site do TRE-MG e preencher o formulário de solicitação . Após o recebimento do formulário, o cartório eleitoral responsável entrará em contato com a escola para confirmar o agendamento. Até a manhã desta quarta-feira, 180 escolas já haviam solicitado a visita do “Eleitor do Futuro” neste ano, em vários municípios de Minas.
Saiba mais sobre o projeto Eleitor do Futuro
Mais informações
Conheça as demais ações do TRE-MG na Semana do Jovem Eleitor