TRE comemora os 80 da Justiça Eleitoral em Minas

A persistência e garra dos pioneiros e a dedicação dos que fazem a história do TRE foram destacadas pelo presidente do TRE-MG, desembargador Brandão Teixeira, nas comemorações dos 80 anos da instalação da Justiça Eleitoral em Minas. Uma sessão solene, no auditório do Tribunal, reuniu nesta segunda-feira (25) magistrados, representantes do Ministério Público, servidores, advogados, autoridades do Judiciário e representante do Poder Executivo (foto). Foram lançados, com a participação de representantes dos Correios, um selo postal personalizado e um carimbo comemorativo, em alusão à data (foto).

O reconhecimento àqueles que fizeram a história do Tribunal foi demonstrado em forma de homenagens. O primeiro presidente do TRE- MG (1932-1933), desembargador Manoel Vieira de Oliveira Andrade (in memoriam), foi homenageado com a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Vaz de Mello, concedida anualmente a personalidades ou entidades que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral. Ele foi representado pelo seu bisneto, o desembargador Eduardo Guimarães Andrade (foto).

A servidora aposentada Eleonora Fernandes Rennó também recebeu a Medalha (referente ao ano de 2011) e fez um emocionado discurso, lembrando da trajetória de desafios dos primeiros tempos da Justiça Eleitoral e da participação das mulheres nessa história (foto).

Personalidades que colaboraram com a construção da história da Justiça Eleitoral mineira receberam placas alusivas à data, como o jornalista Eduardo Costa (mais antigo de cobertura do TRE em atividade) (foto); Luciano Lessa (mesário mais antigo em atividade em Minas, procedente de Corinto) (foto); Antônio Vieira dos Reis Carellos e Raquel Lott Bothrel (servidores mais antigos em atividade) (foto); Francisco Galvão Carvalho (advogado mais antigo em atividade) (foto); Tarcísio Flores Pereira (procurador regional eleitoral mais antigo) (foto) e a desembargadora federal Assusete Dumont Reis Magalhães (primeira mulher a ser titular da Corte Eleitoral mineira) (foto).  Assusete Magalhães foi recentemente indicada pela Presidência da República para ser ministra do STJ.

A historiadora Consoladora Paiva (foto) representou a homenageada Elvira Komel (in memoriam), agraciada, pelo seu pioneirismo, como advogada em Minas e defensora do voto feminino.

No seu discurso, o presidente do TRE, desembargador Brandão Teixeira destacou: “intimamente ligada à evolução da e às mudanças políticas e sociais, a Justiça Eleitoral destaca-se em relação aos demais segmentos do Poder Judiciário por estar em constante adaptação – tecnológica, regulamentar e jurisdicional, no compasso da sociedade brasileira”. Ao final, foi distribuído um livreto de 47 páginas com fotos e fatos que marcaram a trajetória da Justiça Eleitoral mineira.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido