Modelos de urnas eleitorais

fotos das urnas eleitorais

Cofre com três fechaduras que guardava os pelouros com os nomes dos potenciais servidores. As chaves estavam em poder de pessoas diferentes, o que garantia que só com anuência unânime se poderia acessar seu conteúdo. Pelouros eram bolas de cera em que se colocava o papel com os nomes dos candidatos que iriam servir por mandato de um ano.

Suas principais característica são a abertura superior para depositar a cédula e o sistema de fechadura com três chaves imitando o antigo "Pelouro" – uma chave para o Juiz, outra para o Escrivão e a terceira para o Ministério Público.
Este modelo foi utilizada na época do Brasil - Império

Urna com abertura superior para se depositar a cédula, com mecanismo de lacre em metal. Fechadura em metal na parte anterior, com uma chave do mesmo material.

Urna com abertura superior, para se depositar a cédula, com mecanismo de lacre em latão. Duas tiras de latão contornando a urna para garantir solidez. Fechadura com 2 (duas) chaves em metal e lacre em latão pintado na cor preta sobreposto. Um sinal circunsférico com 0,5 cm de profundidade na parte superior da tampa e na parte anterior.

Urna de Votação, em madeira pintada, com uma fechadura em metal.
Este modelo marca o fim do modelo dos baús de madeira e como as anteriores tem fechadura em metal. Foi usada, possivelmente, nas eleições dos anos vinte e trinta do século XX.

Em formato de caixote, utilizada para recolher cédulas de votação nas eleições de 1932, 1934 e 1937. Com a redemocratização do País, a partir de 1945 (segunda fase da Justiça Eleitoral), voltou a ser utilizada, permanecendo até 1950. Este modelo marca o fim dos modelos de urnas em madeira fechadas por meio de chave.

Modelos de urna de metal e lona

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal:
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim- Belo Horizonte -MG- 30380-002 -Brasil - Tel: (+55-31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento ao eleitor - de segunda a sexta, das 8h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Em casos específicos, consulte o setor de interesse
Consulte os endereços de atendimento ao eleitor

Acesso rápido