Modelos de urnas eleitorais
fotos das urnas eleitorais
Cofre com três fechaduras que guardava os pelouros com os nomes dos potenciais servidores. As chaves estavam em poder de pessoas diferentes, o que garantia que só com anuência unânime se poderia acessar seu conteúdo. Pelouros eram bolas de cera em que se colocava o papel com os nomes dos candidatos que iriam servir por mandato de um ano.
Suas principais característica são a abertura superior para depositar a cédula e o sistema de fechadura com três chaves imitando o antigo "Pelouro" – uma chave para o Juiz, outra para o Escrivão e a terceira para o Ministério Público.
Este modelo foi utilizada na época do Brasil - Império
Urna com abertura superior para se depositar a cédula, com mecanismo de lacre em metal. Fechadura em metal na parte anterior, com uma chave do mesmo material.
Urna com abertura superior, para se depositar a cédula, com mecanismo de lacre em latão. Duas tiras de latão contornando a urna para garantir solidez. Fechadura com 2 (duas) chaves em metal e lacre em latão pintado na cor preta sobreposto. Um sinal circunsférico com 0,5 cm de profundidade na parte superior da tampa e na parte anterior.
Urna de Votação, em madeira pintada, com uma fechadura em metal.
Este modelo marca o fim do modelo dos baús de madeira e como as anteriores tem fechadura em metal. Foi usada, possivelmente, nas eleições dos anos vinte e trinta do século XX.
Em formato de caixote, utilizada para recolher cédulas de votação nas eleições de 1932, 1934 e 1937. Com a redemocratização do País, a partir de 1945 (segunda fase da Justiça Eleitoral), voltou a ser utilizada, permanecendo até 1950. Este modelo marca o fim dos modelos de urnas em madeira fechadas por meio de chave.
Modelos de urna de metal e lona
Alça nas laterais - uma tampa na parte superior com abertura para se colocar a cédula, com fechadura e uma outra sobreposta com dois mecanismos de lacre em suas laterais, ambas fixas e articuladas.
Possui uma tampa removível, em latão, na parte superior, com uma abertura para se colocar a cédula, sobreposta por outra em material flexível recoberto com o mesmo tecido do saco destinado a receber as cédulas. Uma argola em arame fixada na parte superior para facilitar o transporte. Armas da República pintadas em cores, em batique, nas cores nacionais, numa das faces do saco.
A parte superior em metal recoberto com lona marrom possui tampa removível pintada em verde, com fechadura e abertura para se colocar a cédula de votação, encimada por outra tampa que cobre a primeira recoberta por lona. A inferior, em material flexível recoberta com o mesmo tecido permite que a superior se encaixe possibilitando redução do volume e facilitando o transporte. As duas partes quando encaixadas são presas por articulações metálicas presas em duas laterais opostas que prendem também duas argolas, nas quais se fixam uma alça de lona, sendo que uma de suas extremidades é fixa.
Neste modelo foi modificado o sistema de fechamento, não utiliza mais alicate mas permanece com o sistema de lacre de chumbo, selado por meio de alicate.
Substituiu o modelo anterior a partir de 1974 e é utilizada até hoje, em caso de pane da urna eletrônica.
Endereço e telefones do tribunal:
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim- Belo Horizonte -MG- 30380-002 -Brasil - Tel: (+55-31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h
Atendimento ao eleitor - de segunda a sexta, das 8h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Em casos específicos, consulte o setor de interesse
Consulte os endereços de atendimento ao eleitor