Pedra do Anta tem novo prefeito

Eduardo Viana venceu as eleições suplementares

Foto desfocada de uma urna eletrônica. Na parte superior da imagem, há um retângulo roxo, um ver...

A cidade de Pedra do Anta (Zona da Mata), que passou por eleições suplementares neste domingo (12), já tem novo prefeito eleito. Venceu o pleito Eduardo José Viana (PL), vice Robson José Antonucci Pereira (PSDB), pela Coligação “Pedra do Anta Para Todos” (PL/PSDB), com 1.849 votos (72,23%).

A juíza eleitoral responsável pelo município tem até o dia 30 de setembro para diplomar os eleitos. A partir da diplomação, os candidatos podem tomar posse (a data da posse é de responsabilidade do Legislativo municipal).

Voltaram às urnas neste domingo 2.711 eleitores, o que representa 87,56% do eleitorado apto a votar nesta eleição suplementar (o eleitorado referente a este pleito era de 3.096). O percentual de abstenção ficou em 12,44% (385 eleitores). Foram contabilizados 55 votos em branco (2,03%) e 96 votos nulos (3,54%).

As eleitoras e eleitores de Pedra do Anta que não compareceram às urnas neste domingo têm até 11 de novembro – 60 dias após as eleições – para justificarem sua ausência. A justificativa deve ser feita pelo aplicativo e-Título ou no sistema Justifica.

A votação foi encerrada às 17h, após um dia de eleição tranquilo, sem necessidade de substituição de nenhuma das 8 urnas eletrônicas utilizadas. Não houve, até a publicação desta matéria, registro de ocorrência policial referente ao pleito. A totalização dos votos terminou às 18h42’28’’.

Em segundo lugar ficou a chapa Sebastião Pires Ribeiro Júnior (PT), vice André Lopes da Silva (PT), pela Coligação “Renovação e Compromisso” (PT/MDB), que recebeu 711votos (27,77%).

A eleição suplementar ocorreu porque a prefeita eleita em novembro de 2020, Sueli Sampaio Nogueira (PSDB), teve o seu registro de candidatura indeferido em razão de inelegibilidade decorrente de condenação, pela justiça estadual (TJMG), por improbidade administrativa, com suspensão de direitos políticos (leia a notícia).

Outras eleições suplementares

Em Minas Gerais, além de Pedra do Anta, outros cinco municípios também já tiverem eleições suplementares: Campestre e Espera Feliz (13 de junho), São Gonçalo do Sapucaí (4 de julho), Antônio Carlos e Ibertioga (1º de agosto).

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

Últimas notícias postadas

Recentes

TRE tem nova ouvidora

É função do ouvidor defender os direitos e garantias fundamentais do cidadão e promover o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral