Visitas guiadas - Conheça de perto os procedimentos de segurança do voto eletrônico

Quem quiser pode se inscrever para visitas guiadas aos ambientes onde acontecerão a geração de mídias, carga das urnas eletrônicas, sorteio de urnas para procedimentos de auditoria, auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas e auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas. Com isso, o TRE quer  oferecer aos cidadãos que não são vinculados a entidades que já acompanham os processos de segurança da votação eletrônica a oportunidade de verificar de perto a transparência e segurança dessas etapas do processo eleitoral.

Qualquer pessoa pode participar. As vagas são limitadas para não interferir nos procedimentos e também em virtude da limitação dos espaços físicos. As inscrições devem ser feitas individualmente para cada um dos eventos. O acesso aos ambientes só será possível para quem se inscrever, e os grupos de visitantes serão acompanhados por servidores do Tribunal.

Inscreva-se:

Geração de mídia

A geração das mídias de resultado do segundo turno, realizada nos cartórios eleitorais, presidida pelo Juiz Eleitoral e na presença de demais autoridades e representantes convidados, trata do momento de transferir para as mídias o arquivo responsável pela atualização dos dados dos candidatos que concorrerão ao pleito, para a posterior preparação das urnas.

Dia: 18/10 - Horário: 9h - Inscrição
Local: Foro Eleitoral de Belo Horizonte - Ed. Pio Canedo (Av. do Contorno, 7.038, Lourdes)
Participantes: 7 pessoas
Duração do evento: estimado em, no mínimo, 2 horas

 

Preparação das urnas para o segundo turno

A preparação das urnas eletrônicas, presidida pelo Juiz Eleitoral e na presença de demais autoridades e representantes convidados, é o momento de inserção da mídia de resultado de segundo turno nas urnas eletrônicas para atualização dos dados, realização de autoteste e lacração do drive da mídia de resultado.

Dia: 21/10 - Horário: 8h30 - Inscrição
Local: Centro de Apoio (BR 040, Km 2,5 - Bairro Água Branca – Contagem) - Transporte disponível com saída marcada às 7h30 da Av. Prudente de Morais, 100, Cidade Jardim. Retorno a BH estimado para as 11h.
Participantes: 10 pessoas
Duração do evento: estimado em 3h

 

Sorteio de urnas para auditorias

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realiza o sorteio das seções que serão auditadas no dia da eleição, tanto no que se refere à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas quanto a Auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas para o segundo turno.

Dia 27/10 - Horário: 9h - Inscrição
Local: Av. Prudente de Morais, 100, Cidade Jardim
Participantes: 10 pessoas
Duração do evento: estimado em 3h

 

Auditoria de Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemas Instalados nas Urnas Eletrônicas

Antes do início da votação, na seção eleitoral sorteada, será feito um procedimento de verificação dos hashes (resumos digitais) e assinaturas digitais dos programas instalados nas urnas, com o objetivo de constatar se são os mesmos assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais ocorrida no TSE.

Dia 28/10 (segundo turno da eleição) - Horário: 7h - Inscrição
Local: a confirmar (depende da seção eleitoral de BH que será sorteada no dia anterior)
Participantes: 5 pessoas
Duração do evento: estimado em 1h

 

Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas

Esta auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas simula uma votação oficial e acontece simultaneamente ao pleito, no dia da eleição. Ao longo do dia, cada voto registrado nas cédulas de papel por representantes dos partidos é apresentado aos fiscais, em seguida é digitado em um sistema de controle e replicado na urna eletrônica. Ao final do dia, é feita a apuração das cédulas de papel e apurado o resultado com os boletins impressos pelas urnas sorteadas.

Dia 28/10 (segundo turno das eleições)
Local: Av. Prudente de Morais, 320 – Cidade Jardim
Participantes: 5 pessoas
Duração do evento: estimado em 1h
Visitas a cada 1 hora, das 8h às 18h

 Horários disponíveis: 

08h 

09h

10h 

11h

12h 

13h 

14h 

15h 

16h