Órgãos de imprensa podem solicitar credenciamento para acesso à sede do TRE-MG no dia da eleição
Formulário deve ser preenchido até as 18h do dia 22 de setembro
O TRE-MG informa que está aberto o credenciamento de imprensa para os veículos interessados em ter acesso à sede do Tribunal, em Belo Horizonte, para cobertura das Eleições 2024 em Minas Gerais. O pedido de credenciamento será válido para os dois turnos da eleição.
Os órgãos de comunicação interessados em enviar profissionais para trabalharem no Centro de Divulgação das Eleições (CDE) deverão preencher o formulário de credenciamento até as 18h do dia 22 de setembro. Os pedidos de credenciamento serão analisados por ordem de chegada e o TRE informará por e-mail a aceitação ou recusa do pedido.
(Credenciamento encerrado às 18h do dia 22/09/2024.)
O Tribunal dará prioridade aos veículos jornalísticos que fazem cobertura frequente do processo eleitoral, com base no histórico de demandas apresentadas à Assessoria de Imprensa. Também será considerado o espaço físico disponível – são 32 vagas.
No formulário de credenciamento, devem ser preenchidos apenas os dados do veículo de comunicação. A indicação dos nomes dos profissionais de cada veículo que vão trabalhar na cobertura das eleições será solicitada após o fim do credenciamento, apenas para os veículos credenciados.
Os órgãos de imprensa não precisam de credenciamento para fazer registros de imagem e entrevistas nos locais de votação em qualquer cidade de Minas Gerais.
Confira as regras para credenciamento e acesso ao CDE.
Sobre o CDE
O Centro de Divulgação das Eleições será montado no auditório do TRE-MG, na Avenida Prudente de Morais, 320, no bairro Cidade Jardim. Cada veículo terá à sua disposição uma mesa, com uma cadeira e ponto de energia elétrica para conexão dos equipamentos. Caberá a cada veículo providenciar seus próprios equipamentos e conexão de internet ou via satélite para o trabalho da sua equipe.
Quatro monitores instalados no espaço exibirão, até as 17h, informações sobre a substituição de urnas eletrônicas que eventualmente apresentarem problemas de funcionamento. A partir das 17h, os monitores exibirão informações do sistema de divulgação de resultados.
No início da noite, em horário a ser confirmado, haverá entrevista coletiva do presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira. Essa coletiva será transmitida ao vivo no canal do TRE-MG no YouTube. A possibilidade de haver outras entrevistas coletivas será avaliada ao longo de cada dia de votação.
Os boletins com ocorrências de segurança registradas nos dias de votação serão divulgados pelo Gabinete Integrado de Segurança, em periodicidade ainda a ser definida. Eles serão divulgados para os jornalistas presentes no CDE e também nas redes sociais do TRE-MG.
Dúvidas sobre o credenciamento de imprensa e o trabalho no CDE podem ser esclarecidas pelo e-mail jornalismo@tre-mg.jus.br.
Cobertura virtual
Os jornalistas que não estiverem trabalhando no CDE poderão solicitar informações à Assessoria de Imprensa, ao longo dos dias de votação, pelo e-mail jornalismo@tre-mg.jus.br e por números de telefone a serem divulgados mais perto da eleição.
Também estão planejadas as seguintes ações para divulgação de informações à imprensa:
- boletins a cada hora nas redes sociais do TRE-MG, com os números de urnas substituídas em Minas Gerais;
- publicação dos boletins de ocorrências nas redes sociais do TRE-MG, sempre que forem divulgados pelo Gabinete Integrado de Segurança (GIS);
- criação de uma central de divulgação virtual, para compartilhamento de notas à imprensa que forem elaboradas ao longo dos dias de votação.
A totalização dos votos será feita pelo TSE, em Brasília. A divulgação dos resultados poderá ser acompanhada em tempo real pelo sistema Divulgação de Resultados, cujo link ainda será disponibilizado nos sites do TRE-MG e do TSE.
Siga-nos no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.