TRE atende mulheres em situação de vulnerabilidade social em Belo Horizonte

Ação aconteceu no Dia Internacional da Mulher

Duas mulheres, de costas para a câmera, são atendidas por servidores do TRE.

Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o TRE voltou sua atenção para o eleitorado feminino, oferecendo atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade em Belo Horizonte. A ação fez parte de mais uma edição do projeto Rua de Direitos, coordenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O evento aconteceu no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), no bairro Lagoinha. Foram oferecidos serviços relacionados ao título de eleitor, principalmente a emissão da 1ª via, regularização do documento, inclusão do nome social e orientações sobre o processo eleitoral. E houve uma roda de conversa sobre a importância do voto e da representação feminina na política.

Em primeiro plano, flores nas cores branco, amarelo e vermelho. Ao fundo, duas mulheres são aten...

O juiz Jair Francisco dos Santos, diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, acompanhou parte do trabalho. Ele destacou a importância de oferecer às mulheres em situação de vulnerabilidade os serviços da Justiça Eleitoral, “para garantir a elas a cidadania e o direito ao voto”.

Gisele Nascimento foi a primeira mulher atendida pela equipe do Foro Eleitoral (foto abaixo). Ela foi ao CIAM buscar vários serviços, incluindo a regularização do título de eleitor. E fez questão de ressaltar que é muito importante votar “para escolher as pessoas certas para governar o país. O Brasil tem tanta dificuldade, temos que escolher a pessoa certa”.

Mulher recebe o título de eleitor de servidora do TRE.

Projeto “Rua de Direitos”

O projeto “Rua de Direitos” é organizado pelo Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Além do TJMG e TRE, outros órgãos públicos e entidades privadas participaram desta edição: Prefeitura de Belo Horizonte, INSS, Defensoria Pública de Minas Gerais, Defensoria Pública da União, Ministério Público de Minas Gerais, PUC Minas, Servas, Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (RECIVIL) e Polícia Civil.

Os órgãos parceiros ofereceram diversos serviços, como emissão de 2ª via de certidões de nascimento e casamento; atendimento previdenciário, psicológico e socioassistencial; aconselhamento e atendimento jurídico; orientações de saúde e serviços de beleza.

 

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido