Projetos de cidadania buscam aproximar o TRE da sociedade

Instituições de ensino podem solicitar ações educativas ao TRE-MG

Foto de um auditório lotado.

Nessa quinta-feira (18), o TRE-MG promoveu uma edição especial do projeto “Trem da História”, ação educativa do Centro de Memória da Justiça Eleitoral, para estagiárias, estagiários e funcionários terceirizados que atuam na instituição.

O objetivo do “Trem da História” é disseminar conhecimentos sobre a história das eleições, a evolução do processo eleitoral brasileiro e da Justiça Eleitoral, como forma de despertar e fortalecer nas pessoas o sentido de cidadania. Por meio do projeto, são organizadas visitas de instituições de ensino fundamental e médio à sede do TRE, em Belo Horizonte.

As visitas incluem uma palestra sobre as eleições no Brasil e processo eletrônico de votação, uma votação simulada com o uso de urna eletrônica e visita guiada ao Centro de Memória da Justiça Eleitoral (foto abaixo), para conhecer objetos, fotografias e documentos que compõem a nossa história.

Homens e mulheres observam itens em exposição em um museu.

Escolas interessadas em trazer os alunos ao TRE para participar do projeto podem solicitar uma visita enviando e-mail para a Seção de Memória Eleitoral - smemo@tre-mg.jus.br.

Pesquisa acadêmica

Recentemente, a importância do projeto “Trem da História” foi objeto de pesquisa da professora de história Juliana Cristie Rodrigues, que publicou a tese de mestrado “Traduções de Cidadania pelo Centro de Memória do TRE-MG no projeto Trem da História”. Na dissertação, ela buscou compreender e reconhecer os resultados dessa ação educativa como fonte de conhecimento histórico e no fortalecimento da cidadania junto aos públicos atingidos. 

O projeto já havia sido objeto de análise de outros estudantes e profissionais. Esses estudos reconhecem e valorizam o trabalho da Justiça Eleitoral, que busca proximidade com a sociedade por meio das ações de cidadania.

Eleitor do Futuro

Outra ação educativa importante, destinada a atender as demandas de escolas públicas e privadas de ensino médio de todo o estado de Minas Gerais, é o “Eleitor do Futuro”, programa da Escola Judiciária Eleitoral. O objetivo é contribuir para a conscientização de adolescentes e jovens acerca do processo eleitoral e do papel do eleitorado no processo da cidadania e da democracia, visando promover o debate e a reflexão política.

No “Eleitor do Futuro”, servidoras e servidores, juízas e juízes visitam as escolas para realizar dinâmicas interativas sobre cidadania política e eleições, com a possibilidade de simulação na urna eletrônica.

As visitas podem ser solicitadas preenchendo um formulário na página da Escola Judiciária no site do TRE.

Conhecendo a Justiça Eleitoral

Para estudantes universitários, uma oportunidade de entender mais sobre o processo eleitoral brasileiro é o projeto “Conhecendo a Justiça Eleitoral”, também organizado pela Escola Judiciária. Esse projeto envolve a realização de visitas à sede do TRE ou de encontros telepresenciais para discussão e reflexão sobre temas eleitorais relevantes. Nos eventos presenciais, os estudantes têm a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamentos da Corte Eleitoral.

 

1/ Galeria de imagens

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido