‘Carta de Brasília’ encerra encontro de presidentes dos TREs

Transporte de eleitores e apoio às eleições de Conselhos tutelares estão entre os temas debatidos pelos dirigentes

Foto de homens e mulheres sentados ao redor de uma grande mesa em formato U

O desembargador Octavio Boccalini, vice-presidente e corregedor do TRE-MG, representou o Tribunal no 81º Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), em Brasília. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de maio.

Nesta sexta-feira (19), os dirigentes dos Regionais discutiram temas como o apoio da Justiça Eleitoral às eleições de Conselhos Tutelares, questões de pessoal e a inclusão de orientações sobre o tratamento de dados pessoais nos manuais e cursos para mesários e profissionais de apoio nas eleições, entre outros. Sugestões relacionadas a esses pontos foram inseridas na Carta de Brasília, documento assinado no encerramento do encontro, que será encaminhado ao presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

Outro assunto tratado na Carta é o transporte de eleitores de pontos de difícil acesso para os locais de votação. Os presidentes dos TREs sugerem ao TSE o aperfeiçoamento das regulamentações eleitorais, para definir claramente a responsabilidade pelo fornecimento de combustível para os veículos cedidos durante as eleições, bem como das normas que tratam sobre a requisição de ônibus e motoristas. A proposta visa solucionar algumas dificuldades que vêm sendo enfrentadas por zonas eleitorais em todo o Brasil.

A diretora-geral em substituição do TRE, Ana Carolina Costa, e a secretária da Corregedoria, Cassiana Viana, também participaram desta edição do Coptrel.

Diretores-gerais e Comunicação

A programação do 81º Encontro do Coptrel também incluiu reuniões dos diretores-gerais (foto abaiso) e das áreas de Comunicação dos TREs. Os diretores puderam assistir apresentações sobre a nova lei de licitações e sobre inovações tecnológicas no Poder Judiciário. Também discutiram aspectos relacionados à preparação das Eleições 2024.

Homens e mulheres ao redor de uma mesa em formato U

Já os profissionais das áreas de Comunicação participaram de uma roda de conversa com jornalistas sobre a relação da imprensa com a Justiça Eleitoral. E discutiram questões como a importância de preparar juízes eleitorais e chefes de cartório para o relacionamento com a mídia e a aplicação de um modelo de painel de dados criado pelo TRE-GO.

A secretária de Comunicação do TSE, Giselly Siqueira, fez uma apresentação aos presidentes de TREs, destacando o uso de tecnologia nas ações de comunicação e a articulação de parcerias e produção de conteúdo para aproximação de públicos estratégicos. Ela também falou sobre os esforços no enfrentamento à desinformação, citando que o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, criado em 2022, fez aumentar cerca de 700% o número de denúncias encaminhadas à Justiça Eleitoral sobre episódios de desinformação a respeito da Justiça Eleitoral.

 

Siga-nos no Instagram e no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido