Presidente do TRE participa da entrega de medalha para o Ministro Afrânio Vilela

O ministro do Superior Tribunal de Justiça recebeu a “Medalha Guido de Andrade”

Foto dos presidentes do TREMG e da Amagis com o ministro Afranio  Vilela

O presidente do TRE, desembargador Octavio Boccalini, participou, nesta sexta-feira (1º), da solenidade de entrega da “Medalha Guido de Andrade”, honraria concedida pela Associação dos Magistrados Mineiros. O evento ocorreu no Auditório da Amagis, localizado à rua Albita nº 194, nesta Capital. 

A comenda foi entregue ao Ministro Afrânio Vilela pelo presidente da Amagis, Juiz Luiz Carlos de Rezende e Santos, que ressaltou sua dedicação à magistratura, com competência, dedicação e senso de justiça. 

O ministro Afrânio Vilela destacou que receber a comenda significa uma grande valorização moral, pois "quem ostenta no peito esta comenda tem a responsabilidade de dar continuidade ao nome e trabalho deste cidadão que foi Guido de Andrade." Disse, mais, "que Guido foi meu amigo pessoal e acompanhou minha carreira na magistratura desde o inicio".

A diretora-geral do Tribunal, Cassiana Lopes Viana, também esteve presente na solenidade. 

Medalha 

A Comenda Desembargador Guido de Andrade foi instituída pela Associação dos Magistrados Mineiros em 2007, com objetivo de homenagear aqueles que prestaram relevantes serviços à Amagis e ao fortalecimento da Magistratura. 

José Guido de Andrade 

O desembargador José Guido de Andrade, que dá nome à comenda da Amagis, foi um ícone da magistratura mineira. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, em 1956. 

Ingressou na magistratura em 1961 e foi juiz das Comarcas de Resende Costa, São Gotardo, Carandaí e Juiz de Fora. Em 1979, assumiu a função de juiz em Belo Horizonte e, em 1984, foi promovido a juiz do antigo Tribunal de Alçada. Foi promovido a desembargador em 1988. 

Em 1995, foi vice-corregedor-geral de justiça e presidente da Amagis. Em 1997, José Guido foi eleito corregedor-geral de justiça sendo, ainda, 1º vice-presidente do TJMG, em 2001. Em 1991, foi integrante da Comissão Especial, designada pelo ministro da Justiça, que apresentou sugestões às alterações do Código de Processo Penal. Aposentou-se compulsoriamente em 2002, após 40 anos dedicados à magistratura. 

*Com informações da Amagis e do TJMG

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido