Diplomação dos eleitos em Minas será no dia 19 de dezembro

Cerimônia será transmitida ao vivo no canal do TRE no YouTube

Arte com foto da Sala Minas Gerais no lado direito. No lado esquerdo, fundo azul claro e a inscr...

A solenidade de diplomação das eleitas e eleitos em 2022 em Minas Gerais será realizada no dia 19 de dezembro, às 17h. A cerimônia, que acontecerá na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, será transmitida ao vivo no canal do TRE no YouTube.

A diplomação dos eleitos é um ato previsto na legislação e marca o encerramento do processo eleitoral. O ato consiste na entrega do diploma aos eleitos, um documento oficial emitido pelo TRE, assinado pelo presidente da instituição, e que é condição para a posse em 2023.

Serão 135 diplomados, nesta ordem: o governador Romeu Zema e seu vice, Mateus Simões; o senador Cleitinho Azevedo e dois suplentes; 53 deputadas e deputados federais e 77 deputadas e deputados estaduais.

Nesta quarta (23), eleitas e eleitos (ou seus representantes) participaram de uma reunião no TRE para receberem orientações e tirarem dúvidas sobre a solenidade (foto abaixo). A diretora-geral do Tribunal, Glória Araújo, destacou que será uma sessão solene, com rito próprio, e pediu que todos fiquem atentos às regras estabelecidas. Também explicou todo o trabalho para a realização da diplomação, com o envolvimento de diversas áreas do TRE, incluindo o planejamento da segurança do evento, com apoio do Gabinete Institucional de Segurança das Eleições 2022.

Foto de um auditório lotado. Ao fundo, a diretora-geral do TRE, Glória Araújo, está de pé no palco.

A equipe de cerimonial do Tribunal esclareceu pontos como o número de convites a que cada diplomando terá direito, o acesso deles e de seus convidados ao local do evento e a proibição do uso de cartazes, faixas e outros itens para manifestações políticas durante a solenidade. Foram apresentadas, ainda, explicações sobre a emissão dos diplomas e retirada do documento pelos eleitos que não puderem comparecer ao evento.

Credenciamento de imprensa

O credenciamento para veículos de comunicação foi aberto às 13h do dia 23 de novembro e encerrado às 18h do dia 30 de novembro.

Devido à limitação de espaço e questões de segurança do evento, foram estabelecidas algumas regras para o trabalho da imprensa.

  • Só serão credenciados veículos de comunicação formalizados – emissoras de rádio e TV detentoras de concessão pública e jornais/portais de notícia/agências de notícia com CNPJ registrado. Não serão credenciadas como imprensa pessoas que têm apenas blog ou perfil pessoal em redes sociais ou assessores de imprensa dos eleitos.
  • Cada veículo poderá credenciar apenas uma equipe.
  • Emissoras de TV terão direito a três credenciais. Emissoras de rádio, jornais, portais e agências de notícias terão direito a duas credenciais.
  • As credenciais deverão ser retiradas na sede do TRE em data a ser informada pela Assessoria de Imprensa. Não haverá entrega de credenciais no dia do evento.
  • O uso da credencial será obrigatório para entrar na Sala Minas Gerais e durante toda a permanência no local.
  • Entrevistas com os diplomandos só poderão ser realizadas no foyer da Sala Minas Gerais.

Os diplomandos não poderão ter fotógrafos e cinegrafistas próprios para o registro da solenidade. Fotos oficiais do evento serão disponibilizadas às eleitas e eleitos e também aos jornalistas que tiverem interesse nas imagens.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

*Atualizado às 19h10 do dia 30/11/2022.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido