Belo Horizonte recebe quase 9 mil inscrições para voto em trânsito
Eleitores que estarão em trânsito em Belo Horizonte no primeiro e segundo turno das eleições são responsáveis pelas 8799 solicitações para habilitação para votar para presidente e vice-presidente da República na capital. Foram solicitadas 4.531 habilitações para votar no primeiro turno e 4.268 para o segundo turno. O prazo para o eleitor soliticar em qualquer cartório do País a inscrição para votar em trânsito nas capitais terminou ontem (15/8), às 19 horas. Para receber os votos dos inscritos que estarão fora de seu domicílio eleitoral serão instaladas 8 seções no Minascentro, à Avenida Augusto de Lima com Rua Curitiba (Centro), no dia 3 de outubro. Em caso de segundo turno, as seções voltam a ser instaladas no mesmo local, no dia 31 de outubro.
A opção para que os eleitores em trânsito nas capitais do País possam votar para os cargos de presidente e vice-presidente da República foi instituída este ano (A possibilidade do voto em trânsito está prevista na Lei nº 12.034/2009 e na Resolução 23.215/2010 do TSE e determina a instalação de seções especiais nas capitais dos estados para receber esses votos). Mas no dia das eleições somente poderão exercer este direito os eleitores que se inscreveram nos cartórios eleitorais de todo País até ontem. No ato da inscrição, o eleitor indicou a capital do Estado onde estará presente no dia da eleição e em qual turno votará em trânsito, ou se o fará nos dois turnos.
O eleitor que se habilitou para votar em trânsito terá seu nome excluído da urna eletrônica de sua seção de origem, passando a constar, exclusivamente, na urna das seções especiais instaladas para esse fim. Portanto, se o inscrito não comparecer à seção para votar em trânsito no dia da eleição será considerado faltoso e deverá justificar a sua ausência em qualquer mesa que receba justificativas, inclusive no seu domicílio eleitoral de origem (a justificativa só não vale na capital onde indicou que pretendia votar).