Tribunal disponibiliza celular para auxiliar no combate à desinformação

Devido aos crescentes ataques a organismos e a funcionários eleitorais e ao próprio processo eleitoral, por meio de alegações infundadas de fraude e outras tentativas de deslegitimar o pleito, seus procedimentos e resultados, foi criado um canal de atendimento exclusivo para as servidoras, servidores, magistradas, magistrados, colaboradoras e colaboradores no combate à desinformação.

Então, se você recebeu alguma desinformação e quer apoio na pronta resposta, basta acionar o telefone (31) 99478-0339.

Como vai funcionar esse contato

As demandas deverão ser enviadas por meio dos aplicativos WhatsApp e Telegram. Você deverá se identificar com nome completo e setor/zona eleitoral,pois o atendimento será restrito aos servidores.

E fique atento: não serão atendidas ligações telefônicas!

O objetivo dessa ferramenta é promover mais agilidade no combate aos efeitos da propagação de desinformações sobre a Justiça Eleitoral ou sobre o sistema eletrônico de votação, que impactam negativamente a democracia do país.

   220826 - Telefone SCS Desinformação.png

   

#PraTodosVerem: card com com fundo neutro. No alto, à esquerda, o desenho de um celular e a frase “Ao receber a mensagem, a SCS procederá com as seguintes medidas”. No centro um gráfico formado de 4 retângulos: no primeiro retângulo amarelo a frase “Busca de desmentido na página Fato ou Foato ou nos arquivos da Secretaria de Comunicação”; no segundo retângulo verde a frase “Caso exista resposta, será imediatamente enviada ao demandante”; no terceiro retângulo rosa a frase “Caso ainda não exista resposta, enviar para os representantes do Comitê Estratégico e da Coalização de Checagem para providências”; no quarto semicírculo verde a frase “Orientar o demandante a fazer a denúncia no Sistema de alerta contra as eleições” ao lado de uma foto da página do TRE; e no quinto retângulo verde a frase “Tão logo alguma resposta seja produzida, enviar ao demandante” e o ícone verde check list. No rodapé a logomarca das Eleições 2022.

 

Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação

Para prevenir e enfrentar, de forma permanente, as desinformações sobre assuntos relativos às eleições e a Justiça Eleitoral, o Tribunal criou o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação.

Só com a disseminação de informação verdadeira, confiável e oficial sobre o processo eleitoral e o combate à desinformação que afeta a integridade do processo, os brasileiros poderão exercer seus direitos políticos de modo informado e consciente.

Mais informações no Comunicado SCS nº 8/2022.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para scs@tre-mg.jus.br ou fale com Marcela, no número (31) 3307-1381.