Justiça Eleitoral realiza ação na Comunidade Cabana do Pai Tomás, região oeste de BH

19/08/2022

Nesta sexta-feira (19), moradores da comunidade Cabana do Pai Tomás, na região oeste de Belo Horizonte, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o processo eleitoral brasileiro e a urna eletrônica.

O Tribunal ofereceu à população a emissão da segunda via do título de eleitor, atendimento da Ouvidoria, treinamento na urna eletrônica e uma palestra com o tema “Processo eleitoral como garantia de direitos”. O juiz Carlos Donizetti Ferreira, diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, falou um pouco sobre a evolução das eleições no Brasil e a importância da participação de todos no processo eleitoral, explicando que é por meio dos representantes eleitos para cada cargo que a população pode apresentar suas necessidades e reivindicações. “A comunidade precisa manifestar sua voz por meio do voto”, disse.

O diretor do Foro também falou sobre enfrentamento à desinformação, ressaltando a importância de as pessoas não repassarem conteúdos sem ter certeza se são verdadeiros. E destacou a orientação de todos buscarem informações sobre as eleições nos canais oficiais da Justiça Eleitoral, como sites e perfis de rede social do TRE e do TSE.

Ele e o colega Glaysson Rocha, da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), falaram sobre as características do novo modelo de urna eletrônica, que será usado em todas as seções eleitorais da capital mineira, e sobre a segurança do processo eletrônico de votação. Ao final, responderam dúvidas das pessoas que acompanharam a palestra.

Ao avaliar a ação realizada no bairro Cabana, o juiz Carlos Donizetti destacou que “é importante que o TRE vá até as comunidades e mostre como o processo eleitoral acontece e toda a segurança que ele tem. Não só para defender a urna, mas para fortalecer cada dia mais a democracia do nosso país”.

Tânia Maria da Costa, moradora da comunidade, acompanhou a palestra e tirou a segunda via do título de eleitor. Ela fez questão de dizer que “democracia também é você saber o que está fazendo. Buscar informações e exercer a cidadania”.

O evento aconteceu das 9h às 16h. Foram 45 atendimentos para emissão da segunda via do título de eleitor e 21 atendimentos da Ouvidoria, com esclarecimentos diversos a respeito do título e serviços da Justiça Eleitoral.

Cabana.jpg

#PraTodosVerem: a imagem mostra a moradora da comunidade Tânia Maria da Costa, sentada e sendo atendida por uma servidora, que está em pé, atrás de uma mesa com dois computadores.

cabana 2.jpg

#PraTodosVerem: a imagem mostra o juiz Carlos Donizetti Ferreira, diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, ao lado de uma urna, falando para moradores da comunidade, que estão sentados.