Indígenas Maxakali puderam treinar novamente nas urnas eletrônicas

A ação de parametrização de eleição nas Aldeias Maxakali teve uma nova etapa, realizada nos dias 20 e 21 de agosto. Os indígenas puderam treinar novamente nas urnas eletrônicas, que foram adaptadas à cultura deles.

“A partir de rodas de conversa com a população indígena, nas quais eles apresentam suas demandas, surgiu a necessidade de ensinar aos eleitores indígenas como votar na urna eletrônica no dia da eleição. Foi daí que surgiu a ideia de inserir a linguagem indígena no treinamento dessa população, já que a maioria do povo Maxakali não fala português”, explicou Luciana Kangussu, chefe do Cartório da 4ª ZE, de Águas Formosas.

Nessa nova etapa, os colegas da 4ª ZE também treinaram os mesários que vão trabalhar em outubro e repassaram as últimas informações sobre os preparativos das Eleições 2022. De acordo com Luciana Kangussu, cada seção eleitoral das comunidades Maxakali terá dois mesários da etnia.

O projeto

É uma realização da 4ª ZE, de Águas Formosas, em parceria com a Escola Judiciária, por meio do Projeto Eleitor do Futuro – Jovens Indígenas, da Seção de Pesquisa e Cidadania (SEPEC); juiz Matheus Moura Matias Miranda, por meio do projeto Cidadania, Democracia e Justiça ao povo Maxakali; Seção de Sistemas Eleitorais (SESEL) e Secretaria de Comunicação Social (SCS).

segunda-acao-maxakali-1.jpg

#PraTodosVerem: a foto mostra uma adolescente e duas crianças indígenas treinando o voto na
urna eletrônica. Enquanto a adolescente digita os números no teclado, as crianças acompanham atentamente.

segunda-acao-maxakali-2.jpg

#PraTodosVerem: na imagem, um homem indígena, com blusas nas cores azul, preta e verde, aponta para os candidatos fictícios para treinamento do voto na urna eletrônica. Junto com a relação de candidatos, ele segura uma colinha para anotar os números.

segunda-acao-maxakali-3.jpg

#PraTodosVerem: a foto mostra a equipe do Cartório da 4ª Zona Eleitoral, de Águas Formosas. A partir da esquerda: Edir, Lívia, Luciana, Daltro e Rafael posam em frente a um banner do TRE, onde se lê: "Eleições parametrizadas 2022 - Aldeias Maxakali - Treinamento". No canto superior direito do banner, a imagem de uma urna eletrônica.