Fato ou Boato: alguém pode alterar os dados dos candidatos na urna eletrônica?

Dando sequência à série Fato ou Boato, apresentaremos aos colegas alguns casos de destaque.

As informações da urna têm assinatura digital

Se alguém quiser atacar a urna eletrônica não vai conseguir alterar ou excluir nomes ou números de candidatos, pois os dados são protegidos por assinatura digital.

As informações contidas na urna eletrônica são protegidas por várias barreiras de segurança. Além disso, a falta de conexão com a internet e a compatibilidade dos sistemas com servidores exclusivos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornam impossíveis tentativas de invasão. #FatoOuBoato

Assista ao vídeo sobre o tema.

Renatta Gorga.jpg

#PraTodosVerem: a imagem mostra uma mulher branca e cabelos castanhos. Ela está vestida com uma blusa verde e um casaco preto. No rodapé, no canto esquerdo o texto com o nome da mulher e da cidade: Renatta Gorga – Brasília – Distrito Federal. No alto, à esquerda, a logomarca do Tribunal Superior Eleitoral.

O projeto

Criado em 2020, o Fato ou Boato é um projeto do TSE que combate a difusão de informações falsas sobre a Justiça Eleitoral. O trabalho desenvolvido consiste em analisar se uma determinada notícia é um “fato” ou um “boato”. E você, sabe identificar uma informação falsa?

220728-card-fato-ou-boato.png

#PraTodosVerem: ao centro da imagem está o desenho de uma mulher negra, ela está de cabelos presos e veste roupas “sociais”. A expressão facial da personagem indica dúvida, assim como a posição de seus braços, voltados para cima, um para a direita e o outro para a esquerda. Ao fundo, estão vários pontos de interrogação de cor vermelha e no topo da imagem está escrito “Fato ou Boato”.