Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) é instalada

O Tribunal deu, na tarde desta quarta-feira (24), mais um passo importante na preparação das Eleições 2022: a instalação da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE).

A Comissão foi instituída pela Resolução nº 1.222/2022 e é presidida pela juíza Roberta Fonseca (auxiliar da Vice-Presidência e Corregedoria). Na reunião de instalação estiveram presentes, além dos membros da CAVE, os desembargadores Maurício Soares e Octavio Boccalini, presidente e vice-presidente/corregedor do Tribunal, e Glória Araújo, diretora-geral.

O desembargador Maurício Soares abriu a reunião destacando o desafio que a nova configuração da auditoria das urnas eletrônicas representa para a Justiça Eleitoral. A juíza Roberta Fonseca ressaltou, em seguida, que “o desafio e a responsabilidade são enormes, mas todos os integrantes da Comissão e os demais magistrados e servidores do TRE que vão colaborar conosco estão bastante comprometidos com o trabalho”.

A secretária de Governança e Gestão Estratégica, Ana Márcia Passarini de Resende, que coordena os trabalhos da Comissão, apresentou informações gerais sobre os trabalhos da CAVE, como por exemplo: atos normativos, novidades para a auditoria das Eleições 2022, disponibilização de informações para o público, aspectos administrativos, organização dos trabalhos, entidades parceiras e cronograma de atividades.

A CAVE terá a responsabilidade de organizar e supervisionar a realização do teste de integridade das urnas e teste de autenticidade dos sistemas nas eleições deste ano.

Composição

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) também conta com as participações da juíza Cristiana Ribeiro (auxiliar da Presidência), do juiz Paulo Tamburini (diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral) e de oito servidoras e servidores do TRE. Acompanharão os trabalhos da CAVE, como representantes do Ministério Público Eleitoral, os procuradores Lauro Coelho Júnior (titular) e Thiago Menicucci Franklin de Miranda, como substituto eventual.

220824 - reunião da CAVE.jpg

#PraTodosVerem: a imagem mostra uma sala de reuniões, onde várias pessoas estão sentadas em torno de uma mesa retangular. Ao fundo, uma tela com a apresentação do projeto sobre a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE).