Começa nesta sexta a propaganda eleitoral no rádio e na televisão

O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão relativo ao primeiro turno das Eleições 2022 começa nesta sexta, dia 26, e vai até o dia 29 de setembro. Se houver segundo turno a propaganda vai ocorrer de 7 a 28 de outubro.

Todos as candidatas e candidatos, partidos, federações e coligações terão a oportunidade de divulgar suas propostas, com o objetivo de conquistar os votos dos eleitores. Os eleitores, por sua vez, terão a oportunidade de conhecer as pessoas que estão disputando cada cargo.

Saiba como será veiculada a propaganda em bloco:

- Governador, senador e deputado estadual: segundas, quartas e sextas-feiras

- Presidente e deputado federal: terças, quintas e sábados

As emissoras de rádio e televisão também vão veicular, diariamente, inserções de 30 segundos, ao longo da programação diária.

Fique atento às regras

Na propaganda da TV é obrigatória a legenda, intérprete de Libras e audiodescrição; e a distribuição do tempo para as candidaturas de mulheres e de pessoas negras a deputada federal e estadual deve ser proporcional ao percentual que elas representam.

É proibido usar o espaço do horário eleitoral para promoção de marca ou produto e divulgação de mensagens que possam degradar ou ridicularizar candidato, partido, federação ou coligação.

220826 - Horário eleitoral gratuito.jpg

#PraTodosVerem: A ilustração mostra, à esquerda, a frase “Horário eleitoral gratuito”, com tamanhos de letras variados. A primeira e a segunda palavra na cor roxa e a segunda palavra na cor branca sobre um retângulo rosa. À direita o desenho de uma televisão amarela, na tela uma pessoa com terno roxo em frente a um púlpito, com dois balões de fala ao lado dele.