TRE vai promover debates virtuais sobre diversos temas ligados ao processo eleitoral

Serão sete eventos em julho, todos transmitidos pelo YouTube

A Escola Judiciária Eleitoral está organizando diversos debates sobre aspectos relacionados às Eleições 2020. Todos os eventos serão virtuais, transmitidos no canal do TRE no YouTube.

Serão seis lives e um debate gravado em vídeo. Durante as lives, o público poderá enviar perguntas pelo bate-papo do YouTube.

A primeira foi nessa quinta-feira (02) e abordou o tema Desinformação e eleições. Participaram da conversa Diogo Rais, que é advogado, professor universitário e co-fundador do Instituto Liberdade Digital; e a profissional de relações públicas Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta e membro de alguns conselhos e organizações na área de comunicação. O mediador do debate foi o servidor do TRE Marcelo Bortollo Ferreira. Assista à íntegra do debate no YouTube.

A próxima será na segunda (06), às 10h. É o início de uma série de debates virtuais do projeto Antes do Voto, que visa esclarecer as principais regras aplicáveis às eleições. Neste primeiro encontro, o tema será Pré-campanha: arrecadação e gastos. Participarão do debate Lara Ferreira, que é professora universitária e servidora do TRE (assessora de juiz membro da Corte); e Juliana Freitas, advogada e professora universitária. A mediadora será a advogada Ana Márcia dos Santos Mello.

Confira a agenda das outras lives no mês de julho:

- 13/07, 10h: Antes do Voto

Pré-campanha (propaganda antecipada)

- 20/07, 10h: Antes do Voto

Pré-campanha (condutas vedadas)

- 21/07, 19h: Conversando sobre a segurança do processo eletrônico de votação

- 27/07, 10h: Antes do Voto

Pré-campanha (candidaturas femininas)

Todos os debates do projeto Antes do Voto são organizados em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM). O objetivo desse projeto é divulgar as regras aplicáveis às eleições aos candidatos em potencial, às agremiações partidárias e às pessoas diretamente envolvidas nas campanhas eleitorais, como advogados, contadores, jornalistas, policiais, dentre outros.

Debate gravado

No dia 16 de julho, será disponibilizado, também no canal do TRE no YouTube, o vídeo de uma conversa sobre o tema Participação das pessoas com deficiência na política e acessibilidade eleitoral. Esse é mais um da série de debates sobre a participação de minorias na política.

No dia 07 de maio, foi realizada uma live sobre os impactos da pandemia de covid-19 nas candidaturas femininas. No dia 16 de junho, foi publicado um vídeo com um debate sobre a luta pelos direitos da população negra, que abordou a questão da igualdade política. Esse evento faz parte do Cine-café, iniciativa da Escola Judiciária que busca promover o debate e a reflexão sobre temas relacionados aos mais variados enfoques da cidadania, a partir de trechos de filmes previamente selecionados. Na ocasião, o filme que embasou a conversa foi “Selma: uma luta pela igualdade”.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido