Corte Eleitoral tem novo desembargador substituto

Maurício Torres Soares assume mandato após eleição no TJ

Posse do Desembargador Maurício Torres

Maurício Torres Soares, desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais(foto), tomou posse na tarde desta segunda-feira (5) como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, na classe de desembargador. Ele ocupa a vaga deixada pelo desembargador Alexandre Victor de Carvalho, que tomou posse como titular e vice-presidente/corregedor da Corte Eleitoral, em junho.

Ao dar posse ao novo membro da corte, o desembargador Rogério Medeiros, presidente do TRE, afirmou que a presença do desembargador Maurício Soares “tranquiliza a justiça eleitoral mineira”, com sua “firmeza, serenidade e determinação”, em um momento em que as eleições estão sendo destaque pela “disseminação incontrolável de discursos de ódio, antagonismos e fake news”.

Maurício Soares, eleito para compor o TRE em sessão do Tribunal de Justiça  no mês de julho, foi também saudado pelos demais integrantes da Corte Eleitoral, pelo procurador eleitoral Ângelo Giardini e, representando a OAB/MG, pelo advogado Tarso Duarte de Tassis.

O novo integrante relembrou a sua antiga ligação com a justiça eleitoral, que data da época de escrutinador, nos anos 80, e fez um breve apanhado da história política recente do país. O desembargador ressaltou que apesar da democracia brasileira ser “frágil, acidentada e cheia de exceções”, a justiça eleitoral tem cumprido satisfatoriamente o seu papel. Ao final, disse que traz boa vontade e o desejo incomensurável de trabalhar a favor da instituição.

Estiveram presentes à posse o desembargador Nelson Missias (presidente do TJMG) e demais membros da direção do TJMG, ex presidentes do TRE, o presidente da Amagis, Alberto Diniz Junior, magistrados e familiares do desembargador empossado.

Perfil  

Natural de Caratinga, o desembargador Maurício Soares é graduado em Direito pela PUC/MG. Desde 1993, integra a magistratura mineira, já tendo passado pelas comarcas de Januária, Nova Serrana, Itambacuri, Abre Campo, Viçosa e Contagem. Em 2015, foi promovido a desembargador no TJMG. Presidiu a Associação dos Magistrados Mineiros entre 2016 e 2018.

O desembargador já integrou a Corte eleitoral mineira na classe de juiz de Direito em anos anteriores, antes de ser promovido a desembargador pelo TJMG. De março de 2008 a março de 2009, o magistrado foi integrante substituto. Depois, por dois biênios, de maio de 2009 a maio de 2013, o agora desembargador ocupou o cargo de integrante efetivo da Corte, também na classe juiz de Direito. Ele atuou ainda como ouvidor eleitoral de maio de 2010 a agosto de 2012.

Composição

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral é composta por sete membros titulares e igual número de substitutos. Dois desembargadores e dois juízes de direito são provenientes do TJMG, um juiz oriundo da Justiça Federal e dois são da classe dos advogados. Os integrantes atuam por dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio.

 

Confira as fotos da posse no Flickr.

Siga-nos no Twitter.
Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido