Alunos votam em urnas eletrônicas para escolher representantes no projeto Câmara Mirim

Projeto está no 12º ano de existência e é feito em parceria pela Câmara Municipal de BH, TRE e Secretaria Municipal de Educação

foto câmara mirim eleição

Alunos do 6º ao 9º ano de escolas de Belo Horizonte estão participando nesta quinta-feira (11) da votação para escolha dos vereadores do Câmara Mirim. Em seu 12º ano de existência, o projeto conta com a participação de 4.513 alunos. Para as eleições dos representantes mirins, estão sendo usadas urnas eletrônicas do TRE-MG. Dentre os candidatos das escolas de Belo Horizonte integrantes do projeto, serão eleitos três vereadores e três suplentes. Ao todo, 4.513 eleitores mirins estão escolhendo os seus representantes.

O projeto Câmara Mirim foi idealizado pela Escolado Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e, desde o seu lançamento, em 2008, é realizado em parceria com o TRE-MG, e a Secretaria Municipal de Educação. O projeto visa promover a educação para a cidadania por meio da formação política e do debate sobre temas de ordem social, ambiental, econômica e política para alunos do ensino fundamental de Belo Horizonte.

A iniciativa se destina a alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e do Centro Pedagógico da UFMG com idades entre 10 e 14 anos. Este ano, foram incluídas duas escolas da rede particular, Colégios Santa Amélia e Santa Marcelina, e uma da rede estadual, E.E. Henrique Diniz. O Centro Pedagógico da UFMG e 10 (dez) escolas da rede municipal continuam fazendo parte do projeto, que este ano engloba 14 instituições de ensino. 

Na abertura do dia de votação, na Escola Municipal Aurélio Pires, que fica na Regional Pampulha, estiveram presentes a vereadora Cida Falabella, representante da Câmara Municipal de BH, integrante da Comissão de Educação e Conselheira da Escola do Legislativo (ESLEG); Marina Luiza Nogueira, assessora da Assessoria de Programas e Projetos Educacionais (ASPED), representando a Secretaria Municipal de Educação (SMED) , diretora regional de Educação da Pampulha, Alessandra Luísa Teixeira, a diretora da escola, Neiva Custódio, e Henrique José Drumond Américo, representando a Escola Judiciária do TRE.

Os candidatos ao cargo foram cadastrados em um sistema de votação específico. A Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal foi a responsável pela parametrização dos dados e a geração de mídias. Nos dias 8 e 9 de abril, a 32ª zona eleitoral, de Belo Horizonte realizou a inserção do sistema nos equipamentos e treinou os mesários para a votação.

O TRE participa do projeto em duas frentes: na realização das eleições parametrizadas para escolha dos vereadores mirins e na realização palestras, com objetivo de contribuir para a formação cidadã e a participação política dos alunos. Juízes e servidores eleitorais são convidados a visitarem as escolas participantes.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram

Curta a nossa página no Facebook

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido