TRE prepara urnas para o segundo turno das Eleições 2018

Urnas eletrônicas estão recebendo atualização dos dados de candidatos e mídias de gravação de resultados

Reportagem produzida para o site do TRE Minas sobre a carga das urnas eletrônicas para o 2º turn...

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais já começou a preparar as urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das Eleições 2018 em todo o estado. Durante uma audiência pública, são inseridos dados e fotosdos candidatos a governador e presidente e mídias para gravação dos resultados.

Os equipamentos são testados minuciosamente, para certificar que não há nenhum defeito de funcionamento. E algumas urnas são submetidas a uma auditoria, com votação nos candidatos reais, para confirmar que os sistemas também não apresentam nenhuma falha.

O trabalho é supervisionado por juízes eleitorais e fiscalizado por integrantes do Ministério Público. Representantes de partidos políticos e de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Civil e Polícia Militar também são convidados para acompanhar os procedimentos. E, em Belo Horizonte, o TRE abriu inscrições para eleitores participarem de uma visita guiada ao ambiente onde acontece a carga das urnas. Todas as pessoas presentes podem conferir os dados e acompanhar as atividades, para atestar a transparência do processo.

A juíza Andréa Miranda, diretora do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, ressaltou que, após a inserção de dados e mídias, todas as urnas são lacradas, não sendo possível que qualquer pessoa altere os equipamentos ou os dados e sistemas. Ela aproveitou a ocasião para enfatizar a importância de os eleitores tratarem com educação e respeito os mesários e todos os colaboradores da Justiça Eleitoral: “os eleitores têm todo direito de fazer reclamações, mas eles também têm deveres e não podem descumprir a lei”.

O promotor de justiça Edson Rezende, coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral do Ministério Público de Minas Gerais, explicou que o MP acompanha a carga das urnas como instituição independente e fiscalizadora, para assegurar a lisura do procedimento. E ressaltou que “a fiscalização é muito importante para a Justiça Eleitoral e, principalmente, para a democracia brasileira. Se as pessoas se interessassem em acompanhar, elas veriam que o processo não tem irregularidade e acreditariam muito mais no sistema”.

Em Minas Gerais, serão utilizadas cerca de 48 mil urnas eletrônicas. Em Belo Horizonte, são 4.586 urnas. Todas passam pelos procedimentos de carga, lacração e auditoria. A preparação das urnas de Belo Horizonte termina no próximo domingo (21). No interior, cada zona eleitoral define seu cronograma.

Votação no segundo turno

No dia 28 de outubro, os eleitores mineiros votarão para governador e presidente, nessa ordem. É muito importante que o eleitor leve os números de seus candidatos anotados, vote com calma e confira o nome e a foto do candidato na tela da urna antes de apertar a tecla “Confirma”.

Concorrem ao cargo de governador Antônio Anastasia (45 / coligação "Reconstruir Minas" – PSDB, PSD, SOLIDARIEDADE, PTB, PPS, PMN, PSC, DEM, PP, PTC, PATRI, PMB) e Romeu Zema (30 / Novo).

Os candidatos ao cargo de presidente são Fernando Haddad (13 / coligação "O Povo Feliz de Novo" – PT, PC do B, PROS) e Jair Bolsonaro (17 / coligação "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" – PSL, PRTB).

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.      

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido