TRE-MG, em parceria com outras instituições, faz esforço para garantir o voto em localidades com falta de energia elétrica

Fortes chuvas atingiram interior do Estado desde o sábado

Helicóptero levando baterias para Conceição do Mato Dentro.

Devido às fortes chuvas que atingiram Minas Gerais no sábado (27), véspera da eleição, diversas cidades do estado amanheceram sem energia elétrica. Nesses locais, a votação começou com as urnas funcionando por meio de bateria interna. Em esforço concentrado com a Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig) foram identificados os municípios sem energia para o reestabelecimento tão logo possível. Além da bateria interna, é possível continuar a votação, em locais em que há dificuldade para reestabelecimento, por meio de bateria externa, que está sendo providenciada pelo Tribunal nos locais em que essas não estão disponíveis.

Em municípios como Conceição do Mato Dentro e Lagoa Santa, por exemplo, foram enviadas dezenas de baterias externas e equipamentos (cabos e conexões). Para Conceição do Mato Dentro, para se ter uma ideia, as baterias foram enviadas por meio de helicóptero da Polícia Militar (imagem).

A expectativa é de que o exercício do voto não seja prejudicado em nenhum local.

Confira nota divulgada pela Cemig sobre o assunto:

O estado de Minas Gerais foi atingido na tarde e noite desse sábado (27/10), em várias regiões, por fortes chuvas, acompanhadas de ventos com velocidade entre 80 e 90 km/h, provocando a interrupção no fornecimento de energia para 600 mil clientes. Entre as 11 e as 24 horas desse sábado, o serviço de meteorologia da Cemig registrou cerca de 40.000 raios no território mineiro. As regiões mais afetadas pela queda no fornecimento de energia foram a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Vale do Aço e Vale do Rio Doce. Neste domingo (28/10), a Cemig continua trabalhando com reforço das suas equipes para restabelecer o fornecimento para todos que continuam sem energia, que, neste momento, são 195 mil consumidores.

As eleições estão transcorrendo normalmente até o momento e não houve nenhum impacto no funcionamento das urnas eletrônicas, que contam com sistemas de bateria. Mesmo assim, a Cemig informa que está priorizando o restabelecimento de energia para seus consumidores, principalmente dos locais de votação, conforme vêm sendo relatados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido