Exposição no TRE homenageia os 120 anos de Belo Horizonte

Mostra traz as origens e as modernidades da capital dos mineiros

Mostra de fotos "BH 120 anos - Cultura e Lazer", parceria da Seção de Memória Eleitoral com o Mu...

Em homenagem aos 120 anos de Belo Horizonte, será aberta nesta terça-feira (12), às 13h, a mostra de fotos "BH 120 anos - Cultura e Lazer", com a palestra da professora Mariana Guedes Raggi, da Puc Minas, doutoraem Geografia Humana e especialistaem Geografia Urbana, sobre as origens e as modernidades de Belo Horizonte. O evento acontece no saguão do prédio anexo do TRE (Avenida Prudente de Morais, 320, 1º andar, Cidade Jardim). 

O objetivo é oferecer aos públicos da Justiça Eleitoral uma visão mais ampla e detalhada acerca da formação da capital dos mineiros, possibilitando, por meio do conhecimento histórico, uma aproximação afetiva entre a cidade e as pessoas que nela vivem. 

A mostra é um trabalho da Seção de Memória Eleitoral do TRE em parceria com o Museu Histórico Abílio Barreto e com o Arquivo Público de Belo Horizonte. 


História
 

Belo Horizonte, primeira capital da República, tem uma bela e interessante história. Foi pensada, sonhada, planejada. Os novos ventos da República incentivavam a ruptura com o período colonial e imperial. A idéia era inovar. Cortar os laços com o passado. Apagar, mesmo, os séculos passados... como se isso fosse possível. 

Nesses 120 anos formou-se, então, uma cultura. Hábitos trazidos do interior povoaram e deram o tom à vida dos moradores. Mesmo nascendo na capital, a cultura interiorana tem profundas raízes fincadas por aqui. Deste modo, buscamos, nessa pequena exposição (de curta duração, inclusive, pois deverá ficar em cartaz até fevereiro), mostrar, por meio de imagens, um pouco dos hábitos e costumes da cidade. 

O tema "Cultura e Lazer" foi escolhido por ser leve para um final de ano no TRE. Aqui, a intenção não é falar em trabalho (embora haja um espaço também para as eleições...), mas conhecer um pouco da antiga e ingênua leveza de uma cidade planejada e construída para servir de modelo para um Brasil que entrava numa nova dimensão política e social de sua história. 

Siga-nos no Instagram e no Twitter

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido