Primeiro título e segunda via

A solicitação do alistamento eleitoral (emissão da 1ª via do título) pode ser feita pelo sistema Título Net ou presencialmente em um cartório eleitoral.

Documentos necessários para tirar o título de eleitor:

1) um documento de identidade* (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento) que comprove a nacionalidade brasileira;

Obs:

- No caso do passaporte modelo antigo, é necessário apresentar outro documento oficial no qual conste a filiação do eleitor. Já no caso da carteira de motorista (CNH), é necessário apresentar documento oficial complementar no qual conste a nacionalidade brasileira;
- Caso o documento oficial de identificação apresente abreviatura no nome dos pais ou do eleitor, deve ser apresentada documentação complementar.

2) comprovante de endereço recente*;

- Os documentos deverão conter o nome do eleitor, ou de seu tutor, detentor de guarda, de parentes em linha reta ou colateral, consanguíneos ou afins, até o terceiro grau, e poderão ser aceitos em via original ou cópia autenticada, sendo inválidos documentos rasgados, ilegíveis ou rasurados

3) comprovante de quitação do serviço militar* (para eleitores do sexo masculino, no ano em que completarem 19 anos).

* Documentos indispensáveis

Voto e alistamento obrigatório:

- entre 18 e 70 anos.

Voto e alistamento facultativo:

- jovens de 16 e 17 anos;
- analfabetos;
- maiores de 70 anos.


BRASILEIROS NATURALIZADOS

Para se inscrever como eleitor, o brasileiro naturalizado deverá apresentar os seguintes documentos:

I - Certificado de Naturalização ou Certificado Provisório de Naturalização concedido pelo Ministério da Justiça;
II - documento oficial de identificação com foto;
III - comprovante de residência;
IV - certificado de quitação do serviço militar (homens entre 18 e 45 anos). 

No interior, os cartórios eleitorais podem solicitar documentação complementar. Para certificar-se da documentação necessária, entre em contato com seu cartório eleitoral.

Em caso de dúvida, entrar em contato com o Disque-Eleitor, pelo telefone 148 ou (31) 2116-3600.

 

 

A cidadã ou cidadão que perdeu o título de eleitor pode ter acesso a uma versão digital do documento pelo aplicativo e-Título. Baixe aqui - iOS e Android.

No aplicativo, é possível consultar os dados da inscrição eleitoral, local de votação, emitir certidão de quitação eleitoral, se cadastrar como mesário voluntário e justificar eventual ausência às urnas no dia da votação ou em até 60 dias após o pleito.  Acesse as Perguntas frequentes sobre o e-Título.

Para obter uma segunda via impressa do título de eleitor, é necessário comparecer a um cartório eleitoral ou fazer a impressão do título eleitoral pelo site.

Em caso de dúvida, ligue para o Disque-Eleitor (148 ou 31 2116-3600 - custo de ligação local).