Carlos Ferreira Tinoco

ex-presidente Carlos Ferreira Tinoco
2/1/1870 - 13/1/1947

<< Voltar

Político, magistrado e advogado, nasceu em Campos, Província do Rio de Janeiro, a 2 de janeiro de 1870. Filho do Desembargador e ex-Presidente do Tribunal da Relação (atual Tribunal de Justiça de Minas Gerais) Antônio Luiz Ferreira Tinoco e de Josefina Teixeira Tinoco. Casado com Conceição Tinoco.

Fez os estudos preparatórios em Ouro Preto e o curso superior na Faculdade de Direito de São Paulo, pela qual se bacharelou em Ciências Jurídicas e Sociais em 1891.

Iniciou a carreira jurídica em 1892, como Juiz de Direito da Comarca de Oliveira, MG.

Eleito deputado Estadual para a 2ª Legislatura (1895-1898), ao concluir o mandato voltou à Magistratura e serviu nas Comarcas de Araxá, Alto Rio Doce, Rio Novo, Pitangui, Mariana, Itapecerica e Guaranésia.

No Governo Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, foi promovido para o Tribunal da Relação, cuja Vice-Presidência ocupou posteriormente. Exerceu, ainda, a presidência do Tribunal Regional Eleitoral no período de setembro de 1935 a dezembro de 1937.

Aposentado como Desembargador em 1937, até o fim da vida advogou em Patrocínio.

Além de seu pai, atuaram na Magistratura mineira seu filho Moacir Tinoco, Advogado-Geral do Departamento Jurídico do Estado de Minas Gerais, e seu neto Paulo Tinoco, ex-Presidente do TRE-MG.

Faleceu em Patrocínio, MG, a 13 de janeiro de 1947.