Corregedor Regional Eleitoral do TRE recebe homenagem em Formiga
Corregedor Regional Eleitoral do TRE recebe homenagem em Formiga
O Vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-MG, desembargador José Antonino Baía Borges, recebe, nesta sexta-feira (13), às 18h, uma homenagem no Fórum Municipal da cidade de Formiga. A iniciativa é da diretoria da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), que dará o nome do desembargador, atual Vice-presidente administrativo da entidade, à sua sala na 20ª Seccional, naquele município.
O anúncio da homenagem foi feito pelo juiz Gutemberg da Mota e Silva, durante a sessão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) dessa quarta-feira (11).
Sobre o evento, o Presidente do TRE-MG, desembargador Almeida Melo, destacou que “o desembargador Baía Borges é antigo companheiro de carreira e um grande entusiasta e líder da classe (...). É um nome muito à altura, que enobrece a Associação dos Magistrados Mineiros com esse estandarte que nós ergueremos, lá, com o nome dele, na Seccional de Formiga”.
O Procurador Regional Eleitoral, José Jairo Gomes, aproveitou a oportunidade para cumprimentar o desembargador Baía Borges, ressaltando que “a entidade não lhe fez nenhum favor, mas apenas outorgou-lhe o que é merecido, o que ele merece, pois ele é atuante para uma militância efetiva. Portanto, ele está de parabéns e a Amagis, também, por dar seu nome a uma de suas unidades”.
Pequeno currículo do desembargador José Antonino Baía Borges
José Antonino Baía Borges é belo-horizontino. Bacharelou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da UFMG, em 1968, e em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Belo Horizonte, em 1971. Possui doutorado pela Faculdade de Direito UFMG e pós-graduação em Direito Público pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas. Desde 1998, é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
Atuou como juiz nas comarcas de Tombos, Ibiá, Sete Lagoas e Belo Horizonte. Foi juiz e presidente do Tribunal de Alçada. Atuou também como professor na Faculdade de Direito de Sete Lagoas. Foi agraciado cidadão honorário de Ibiá, Sete Lagoas, Tombos, Pitangui e Formiga.