Último dia para os eleitores solicitarem a transferência temporária

Termina nesta quinta (18) o prazo para as eleitoras e eleitores solicitarem a transferência temporária para seção com acessibilidade ou se habilitarem para o voto em trânsito.

Voto em Trânsito

O seu direito de votar te acompanha aonde você for. Quem estiver fora do seu domicílio eleitoral nos dias do primeiro e/ou segundo turno das Eleições 2022 basta ir ao cartório mais próximo e fazer a transferência temporária para exercer o voto em transito, indicando o município em que deseja votar.

Se estiver dentro do estado no dia da eleição, poderá votar para todos os cargos; fora do estado só poderá votar para presidente.

Seção com acessibilidade

Democracia se faz com inclusão! O exercício do voto pode e deve ser mais fácil.  Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm o direito de votar em seções especiais, com espaços adaptados, que oferecem mais acesso, comodidade, segurança no momento do voto.

Como solicitar a transferência: O requerimento deve ser feito em qualquer cartório eleitoral pelo próprio interessado, munido de documento oficial com foto, ou por meio de curador, apoiador ou procurador.

Fique ligado! Não perca o prazo.

Até dia 18 de agosto – para eleitoras e eleitoras e também outros grupos: presas e presos provisórios e adolescentes em unidades de internação; integrantes das Forças Armadas e polícias, grupos minoritários, membros da justiça eleitoral.

Até 26 de agosto – mesárias e mesários, profissionais de apoio.

Campanha do TSE

O TSE realizou uma campanha de divulgação nacional sobre o Voto em Trânsito, nas redes sociais, rádios e TVs para informar os eleitores sobre essa possibilidade de transferência temporária.

Confira o movimento nas Centrais de Atendimento de Lourdes e de Venda Nova:

220818 - CAE - Último dia.jpg

#PraTodosVerem: A foto mostra a entrada do prédio da Central de Atendimento ao Eleitor, no bairro de Lourdes. Ao fundo um banner verde do e-título e a bandeira do Brasil. Muitas pessoas aguardam na fila para serem atendidos.

220818 - CAE Venda Nova.jpg

#PraTodosVerem: A foto mostra o interior da Central de Atendimento de Venda Nova onde vários eleitores estão sentados e aguardam para serem atendidos.