Fato ou boato: O QR Code não interfere no seu voto

Boato

Um áudio com uma informação falsa circula nas redes sociais. Nele, alguém diz que o QR Code que tem no título de eleitor pode interferir no voto das eleitoras e eleitoras.

Fato

O QR Code no título de eleitor é uma função incorporada no título em virtude das atualizações tecnológicas, como ocorreu com a carteira nacional de habilitação, por exemplo.

Esse código serve apenas para autenticar o documento na Justiça Eleitoral. Ou seja, ao ler o QR Code tanto no aplicativo e-Título como no título impresso, o que vai aparecer são os dados pessoais do eleitor e as informações sobre local de votação.

Sendo assim, a leitura do QR Code serve tão somente para comprovar que o documento foi, de fato, emitido pela Justiça Eleitoral. A informação difundida nas redes socias, portanto, é completamente falsa e nada tem a ver com o voto depositado pela eleitora ou eleitor na urna eletrônica.

Além disso, os números que aparecem na imagem abaixo do QR Code são aleatórios, como qualquer código de resposta rápida, e mudam conforme o documento individual de cada eleitor.

Acesse a página do Fato ou Boato no site da Justiça Eleitoral.

220728-card-fato-ou-boato.png

#PraTodosVerem: ao centro da imagem está o desenho de uma mulher negra. Ela está de cabelos presos e veste roupas “sociais”. A expressão facial da personagem indica dúvida, assim como a posição de seus braços, voltados para cima, um para a direita e o outro para a esquerda. Ao fundo, estão várias interrogações de cor vermelha e no topo da imagem está escrito “Fato ou Boato”.