Colegas do Tribunal participam de evento sobre acessibilidade na capital

19/08/2022

A convite da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), os colegas Antonieta Nery e Yasmin Machado, ambas do Núcleo de Acessibilidade e Apoio aos Cartórios Eleitorais (NACEL); Rafael Lemos e Tânia Macedo, ambos da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), e Carla Sena, da 91ª ZE, de Contagem, participaram da Roda de Conversa sobre Acessibilidade nas Eleições 2022.

O evento aconteceu nessa quinta-feira (18), na sede da SBB, no Bairro Horto, em Belo Horizonte. Na ocasião, foram apresentados os recursos de acessibilidade da UE 2020, projetos do TRE como o Coordenador de Acessibilidade e outras medidas para tornar a votação mais acessível e inclusiva nestas eleições.

“Entre as várias perguntas respondidas pelos membros da Comissão de Acessibilidade sobre acessibilidade nas Eleições 2022, destaco a pergunta sobre o uso do celular na cabine de votação como lupa para auxiliar eleitor com baixa visão; se esse recurso é permitido pela Justiça Eleitoral”, disse Tânia Macedo.

Em resposta, Carla e Rafael disseram que não é permitido o uso do aparelho celular na cabine de votação, por ser recurso que possibilita a gravação e transmissão, o que gera a quebra do sigilo do voto. Nesses casos, é permitido o voto assistido, nos termos da lei, se o eleitor realmente não conseguir votar. Carla lembrou, ainda, que as teclas da urna eletrônica possuem braile.

“Eventos como esse são muito importantes porque facilitam que as informações sobre acessibilidade da Justiça Eleitoral cheguem até as pessoas com deficiência de forma clara e objetiva”, afirmou Carla Sena.

Carla sena.jpg

#PraTodosVerem: a imagem mostra uma sala. Ao fundo, várias pessoas sentadas, uma ao lado da outra. Em destaque, a colega Carla Sena auxilia um eleitor, deficiente visual e com fone de ouvido, a fazer o treinamento na urna.