Primeiro título e segunda via

A solicitação do alistamento eleitoral (emissão da 1ª via do título) pode ser feita pelo sistema Título Net ou presencialmente em um cartório eleitoral.

Documentos necessários:

  • documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira*;
  • comprovante de endereço;
  • comprovante de quitação ou dispensa do serviço militar para homens que solicitarem atendimento no ano em que completam 19 anos.


* Se o nome do eleitor ou dos pais tiver alguma abreviatura no documento de identidade, deve ser apresentado um documento complementar com o nome todo por extenso.

Brasileiros naturalizados

Para se inscrever como eleitor, o brasileiro naturalizado também deverá apresentar o Certificado de Naturalização ou Certificado Provisório de Naturalização concedido pelo Ministério da Justiça.

Voto obrigatório

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para brasileiras e brasileiros que tenham entre 18 e 69 anos.

E são facultativos (opcionais) para jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e cidadãos a partir dos 70 anos.

Tem alguma dúvida? Ligue para o Disque- Eleitor. De qualquer cidade de Minas, disque 148 (chamada com custo de ligação local). De outros estados, ligue (31) 2116-3600.

 

 

Se você perdeu o título de eleitor, pode acessar uma via digital do documento pelo e-Título. O aplicativo é gratuito e está disponível para sistemas Android e iOS.

Ele apresenta os dados da inscrição eleitoral e oferece acesso a diversos serviços, como a consulta de local de votação e emissão de certidões.

Para ter uma nova via impressa do título de eleitor, é necessário ir a um cartório eleitoral ou fazer a impressão do título no site do TSE.