Eleições Sustentáveis

TRE-MG-Logomarca-da-Campanha-Eleições-Sustentáveis-2022

A Justiça Eleitoral de Minas Gerais está realizando a Campanha Eleições Sustentáveis 2022, que tem por objetivo sensibilizar candidatos, partidos políticos, coligações e federações partidárias a darem a correta destinação às sobras de material de campanha eleitoral.

Para isso, eles poderão encaminhar as sobras do material de propaganda eleitoral para associações ou cooperativas de reciclagem existentes no Estado de Minas Gerais, durante o período eleitoral ou logo após o dia da eleição.

Além disso, o TRE-MG também encaminhará para as associações e cooperativas de reciclagem o material de propaganda eleitoral irregular apreendido e não reavido pelos interessados no prazo determinado.

Ao final, o Tribunal fará o levantamento e divulgação do total recolhido, contribuindo, assim, para uma maior conscientização sobre o descarte correto de resíduos de propaganda eleitoral e consequente redução da poluição gerada no período, bem como  o fomento e valorização do trabalho das associações e cooperativas de trabalhadores de materiais recicláveis.

Assista ao vídeo de apresentação da campanha

Endereços e contatos das associações e cooperativas participantes
A título de colaboração, foi disponibilizada a lista de endereços e contatos das associações e cooperativas de materiais recicláveis no estado de Minas Gerais.

Quem pode encaminhar os materiais de sobra de campanha eleitoral?
Qualquer pessoa, candidato ou representante de partidos políticos, coligações e federações partidárias poderá levar as sobras dos materiais de campanha eleitoral às cooperativas ou associações de materiais recicláveis.

Tipos de materiais que poderão ser encaminhados
Cada associação/cooperativa de reciclagem recebe um tipo diferente de material (santinho, lona, adesivo não utilizado, bandeira com haste de madeira, faixa etc). Por isso é importante entrar em contato, previamente, com a associação ou cooperativa participante para saber se ela recebe o material que se pretende descartar.

Horário de funcionamento das associações e cooperativas participantes
Cada associação/cooperativa de reciclagem funciona com horários próprios. Por isso, é importante fazer um contato prévio com tais locais para conferir o horário de funcionamento.

Resultado campanha Eleições Sustentáveis 2022  -  informações sobre a quantidade de material recebido por cada cooperativa participante