Notícias do TRE - 15 de janeiro

Justiça Eleitoral promove seminário para discutir os desafios das eleições de 2022

O “Seminário Transformações na Comunicação: Novos Paradigmas Pós-pandemia”, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) tem como objetivo apontar estratégias à eficácia do novo modelo de comunicação a ser adotado pela Justiça Eleitoral, em 2021, visando os desafios das eleições gerais de 2022.

O evento será na próxima terça-feira (19), de 14h às 17h, com transmissão pelo Youtube do TRE-BA e contará com a participação de Giselly Siqueira, Tatiana Cochlar, Fábia Galvão e Laura Gracindo, do TSE; das jornalistas Karine Simões (TV Bahia) Tarsila Alvarindo (Record Bahia), Daniele Silva (Gestora de Comunicação) e das Assessorias de Comunicação dos TREs.

Durante o evento, também estarão em pauta os desafios de realizar eleições no contexto da pandemia da Covid-19, em 2020, abordando o papel da Justiça Eleitoral brasileira de informar ao eleitorado sobre a importância da sua participação no processo democrático, fazer frente as fake news e, ao mesmo tempo, prestar contas dos protocolos sanitários adotados para resguardar a saúde de todos os envolvidos no processo eleitoral.

O Grupo de Trabalho de Comunicação (GT-Com), sob supervisão do TSE, apresentará um relatório de avaliação das Eleições 2020 e propostas de ações para 2021.

.........................................................................................................................................................................

Sintonia será publicado duas vezes na semana

O Sintonia, a partir desta semana, será publicado nas terças e sextas-feiras. O horário permanece o mesmo, 10h.

O prazo limite para envio de sugestões de conteúdo é sempre às 10h do dia anterior à publicação. Ou seja, para pedidos destinados ao Sintonia de terça-feira, é necessário encaminhar e-mail para sintonia@tre-mg.jus.br até as 10h de segunda-feira, caso contrário, o conteúdo será publicado na edição de sexta.

Na página da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/Sintonia TRE) há um modelo de formulário para envio de conteúdo a ser publicado.

.........................................................................................................................................................................

Vem aí a Avaliação das Eleições 2020

Na próxima semana, começando os preparativos para as Eleições 2022, será iniciado o projeto da Avaliação das Eleições 2020. O intuito é apontar os principais desafios e pontos de melhoria, além de destacar os procedimentos eficazes nas eleições municipais do ano passado.

.........................................................................................................................................................................

Canais de atendimento do TRE registraram 250 mil demandas em 2020

Ao longo de 2020, os canais oficiais de interação do TRE – Disque-Eleitor, Ouvidoria e Fale Conosco – atenderam 250.019 demandas, entre atendimentos por telefone, WhatsApp e via sistema online. Em relação a 2019, houve uma diminuição de atendimentos – naquele ano, os canais de interação registraram 469.136 demandas.

Entre janeiro e dezembro do ano passado, o Disque-Eleitor (telefone 148) atendeu 230.785 ligações. A maior parte delas – 54.132 – foi sobre biometria. O segundo assunto mais demandado foi agendamento de atendimento nos cartórios: 37.245 ligações. O terceiro assunto com mais procura foi alistamento eleitoral (emissão do 1º título), com 23.341 chamadas.

Já a Ouvidoria atendeu um total de 19.234 demandas em 2020, sendo que foram feitos 10.369 atendimentos pelo sistema Fale Conosco.

O canal do TRE no Youtube chegou a 7.750 inscritos em 2020, um crescimento de 210% em relação a 2019, quando o Tribunal fechou o ano com 2.500 inscritos.

Nas redes sociais, o perfil do TRE no Instagram (@tre_minas) ganhou 9.456 seguidores e chegou a 14.500, um crescimento de 187%. A fanpage do TRE no Facebook ganhou cerca de dois mil seguidores, e o perfil no Twitter, 1.500.

A notícia completa está no site.