Manoel Vieira de Oliveira Andrade

Foto do desembargador Oliveira Andrade
2/6/1869 – 19/5/1934

<< Voltar

Magistrado, promotor e advogado, nasceu em São João do Presídio, Província de Minas Gerais (atual cidade de Visconde do Rio Branco) , a 2 de junho de 1869, e faleceu em Belo Horizonte, MG, a 19 de maio de 1934. Filho de Joaquim Vieira de Andrade e de Isabel Vieira de Andrade. Casado com Carmelita Campos de Andrade.

Fez o curso secundário no Colégio Paixão, em Petrópolis, Província do Rio de Janeiro, e bacharelou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em1891, na turma de que faziam parte Afrânio de Melo Franco, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Estevão Leite de Magalhães Pinto.

Iniciou a carreira em Passos, MG, onde foi Promotor de Justiça, Juiz Substituto e Juiz de Direito. Exonerou-se em agosto de 1894 para advogar em sua terra natal. Em 1898, retornou à Magistratura mineira, tendo sido, sucessivamente, Juiz de Direito das Comarcas de Piranga, Bonsucesso, Entre-Rios, atual Entre-Rios de Minas e Ouro Preto. Nomeado Desembargador em junho de 1923, em vários períodos ocupou a Vice-Presidência do Tribunal da Relação. Coube-lhe organizar e instalar a Justiça Eleitoral no estado, tendo sido o primeiro Presidente do TRE  na Nova República, cargo que exerceu de 08 de janeiro de 1932 até 14 de fevereiro de 1933, quando se aposentou.