1º Concurso de Fotografia do Centro de Memória do TRE-MG

Concurso de fotografia


“Memória e Cultura: meu olhar sobre o cotidiano”

Todos nós temos uma história, trazemos dentro de nós uma memória; memória que privilegia  lembranças agradáveis, que nos remetem, na maior parte das vezes, a momentos felizes, sensações de alegria, de prazer... Afinal, se é para sentir saudades, que seja das coisas boas...

Essas memórias que vivem bem guardadas dentro de nós, despertam sempre quando nossos sentidos captam, sobretudo pelo olhar, pela audição ou pelo olfato, imagens, sons ou cheiros que nos remetem à infância, à juventude, às impressões de alegria e bem-estar que se gravaram em nossos corações e mentes.

Essas imagens, sons e cheiros que povoam nossa memória e que podemos encontrar facilmente em nosso cotidiano, podendo ser, a qualquer momento, tocadas por nossas lembranças, são o que chamamos “memórias afetivas” – responsáveis pela construção e fortalecimento da nossa identidade enquanto indivíduos e sociedade enquanto sociedade. As memórias afetivas, coleção de saberes e fazeres, é que vão, pouco a pouco, forjando o imenso cenário a que chamamos Cultura, e que se sustenta sobre os hábitos, os costumes, as tradições familiares e comunitárias... que se sustenta sobre as histórias individuais que vão se ligando e se mesclando ao longo do tempo.

Memória, história, cultura... somos feitos disso... e tudo isso vamos produzindo no curso de nossas vidas...

Somos mineiros, e as imagens ligadas à vida rural, nas casas ou nos campos, fazem parte da nossa memória afetiva. Somos mineiros, e as imagens das cidades históricas; suas paisagens ou detalhes urbanos nos passam uma sensação forte de pertencimento. Vivendo em Minas, seja no campo ou na cidade, no interior ou na Capital, temos nossas memórias afetivas fortemente ligadas às vivências do dia-a-dia acumuladas em nós, em nossas histórias, e que vão dizendo muito do que somos e sentimos.

O que dizer diante de um bule de café fresquinho e de uma boa porção de pães de queijo servidos em uma tosca mesa de madeira, ao lado de um fogão a lenha? O que nos vem à mente quando nos deparamos com crianças brincando de roda ou soltando uma pipa colorida? O que sentir diante de um colo de vó ou diante de uma janela aberta para a vastidão de um belo pôr-do-sol na cidade grande? O mercadinho da esquina... A jabuticabeira no quintal...

Somos feitos de sentidos diversos e temos gravados, em nós, muitas memórias...

Por tudo isso e muito mais, a Seção de Memória Eleitoral convida você a, com criatividade e sensibilidade, mergulhar nas suas memórias afetivas e a extrair delas as imagens que mais tocam suas lembranças... Convidamos você a captar, através das lentes de uma câmera fotográfica, seu olhar sobre o cotidiano que lhe cerca e que lhe fala forte ao coração.

Por meio deste Primeiro Concurso de Fotografia do Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais, convidamos você a uma viagem no tempo; a uma pausa para que possa revelar, pelo seu olhar, através da arte da Fotografia, todas as cores que se encontram dentro e ao redor de você, na simplicidade do seu cotidiano.

Tenha uma boa viagem!

Seção de Memória Eleitoral

4 de setembro de 2019

-

1º CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO CENTRO DE MEMÓRIA DA JUSTIÇA ELEITORAL DE MINAS GERAIS REGULAMENTO 

1 – TEMA: “MEMÓRIA E CULTURA: MEU OLHAR SOBRE O COTIDIANO”.

2 – ORGANIZAÇÃO: O Concurso de Fotografia “Memória e Cultura: Meu Olhar sobre o Cotidiano” é promovido pelo Tribunal Regional de Minas Gerais – TRE-MG e organizado pela Seção de Memória Eleitoral – SMEMO/CGI/SGI, com o apoio do Sitraemg, Astremg e SicoobCoopjus.

3 – OBJETIVOS:
3.1. Incentivar os servidores a exercitarem sua criatividade e sensibilidade revelando, a partir das imagens por eles produzidas, suas memórias afetivas ligadas às realidades culturais por eles vivenciados em seu cotidiano e que se relacionam com sua própria história, às suas embranças. 3.2. Fortalecer o conceito e a importância da Memória – seja individual, social ou institucional – em suas vidas e sua forte relação com o sentimento de pertencimento, tão necessário ao Ser humano.3.3. Estimular a utilização do espaço do Centro de Memória também como um espaço cultural destinado a outras modalidades de eventos culturais promovidos pelo e para o público interno do TRE-MG.3.4. Promover, em um congraçamento lúdico e prazeroso entre os servidores, magistrados e demais profissionais atuantes na Justiça Eleitoral, momentos agradáveis de socialização nos quais poderão falar e ouvir sobre suas memórias afetivas, ou seja, suas vivências, suas histórias de vida.

4 – PÚBLICO-ALVO: 
4.1. O concurso é aberto a servidores efetivos (na ativa ou aposentados), magistrados, requisitados, terceirizados e estagiários do TRE-MG. 4.2. Ficam impedidos de participar do concurso os servidores efetivos da Seção de Memória Eleitoral e os servidores que fizerem parte da diretoria das instituições apoiadoras do certame.

5 – INSCRIÇÕES: 
5.1. O período de inscrições será do dia 5 de setembro ao dia 4 de outubro de 2019. 
5.2. Cada servidor poderá participar como 1 (uma) fotografia colorida. 
5.3. A inscrição será aceita a partir do envio da fotografia por e-mail pessoal, com aviso de recebimento, para o endereço: concursodefotografiatre@gmail.com 
5.4. A fotografia deverá ser enviada juntamente com a Autorização de Uso de Imagem assinada pelo autor da fotografia (modelo no Anexo I deste edital). A autorização deverá ser anexada em arquivo PDF. 
5.5. Caso a obra retrate a imagem de alguém, deverá ser enviada, também a ficha de Autorização de Uso de Imagem assinada (modelo no Anexo II deste edital). A autorização deverá ser anexada em arquivo PDF. 
5.6. Este regulamento será disponibilizado no endereço eletrônico http://rmgsaplicprd01.tremg.gov.br:8080/opencms/opencms/setores/atos_partidarios/m emoria_eleitoral/concurso_fotografia/inicial.html 

6 – CRITÉRIOS PARA A ENTREGA DA FOTO:

6.1. A fotografia deverá ser enviada por e-mail pessoal no tamanho original da câmera, em JPG ou TIFF, com tamanho entre 6 MP e 8 MP. 
6.2. O arquivo a ser enviado deverá ser identificado com o nome do participante. Ex: josedasilva.jpeg 
6.3. A fotografia não poderá apresentar efeitos digitais, tais como: borda, distorções, tratamento, inserções de imagens alheias ao momento que foram capturadas. 
6.4. A fotografia deverá ter coerência temática, ser de autoria do participante e não ter sido publicada em outro concurso. 
6.5. No formulário constante do Anexo I, a ser enviado por email, deverá ser informado o nome do participante, local em que a foto foi registrada, uma pequena descrição do trabalho e o título da foto, além da declaração de que o concorrente leu e está de acordo com todos os itens descritos neste regulamento. 
6.6. O participante deverá habilitar o aviso de recebimento ao enviar o e-mail, para fins de confirmação da inscrição.

7 – PROCESSO DE SELEÇÃO E COMISSÃO JULGADORA: 
7.1. As fotografias enviadas ao concurso serão recebidas pela Comissão Organizadora, que as enviará à Comissão Julgadora, resguardando-se a autoria do concorrente. 
7.2. As fotografias serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta por, no mínimo, 3 fotógrafos profissionais convidados pela organização do concurso. As informações sobre os fotógrafos da Comissão Julgadora serão divulgadas no Sintonia e na página do concurso. 
7.3. Os trabalhos do concurso serão avaliados observados os seguintes critérios: 
7.3.1. Qualidade da imagem (foco, luz); 
7.3.2. criatividade (um novo olhar sobre o conteúdo); 
7.3.3. expressividade (emoção); 
7.3.4. composição (harmonia, enquadramento, disposição dos elementos na imagem); 
7.3.5. adequação ao tema. 
7.4. Serão premiadas as três melhores fotos, e também serão selecionadas cerca de 20 fotos (podendo variar o número de fotos), para compor exposição do Centro de Memória do TREMG. 
7.5. Os ganhadores serão notificados por e-mail ou telefone no dia 18/10/19 7.6. A premiação será realizada durante a Semana do Servidor (primeira semana de novembro/2019), em data e local a serem tempestivamente divulgados por meio dos canais de comunicação interna do Tribunal.

8 – PREMIAÇÃO: 

8.1. Os autores das 3 primeiras fotos selecionadas serão premiados da seguinte forma:

- 1º colocado: Smart TV LED 40” Philco PTV40E60SN Full HD Conversor Digital Wi-Fi 2 USB 2 HDMI Netflix

- 2º colocado: Caixa de Som Portátil JBL Xtreme com Conexão Bluetooth à prova de respingos d’água – 40 W

- 3º colocado: Chromecast 3 Full HD Wireless Hdmi Preto Google 
8.2. Todas as fotografias, premiadas ou não, ficarão no acervo da SMEMO, podendo ser utilizadas em qualquer forma, tempo ou lugar, sem obrigação de cachês, taxas ou direitos para os autores, com o compromisso da devida identificação do autor dos trabalhos.

9 – DISPOSIÇÕES FINAIS :

9.1. As decisões da Comissão Julgadora são soberanas e irrecorríveis. 
9.2. O não cumprimento de qualquer regra deste Regulamento poderá causar, a critério da organização, a desqualificação da fotografia inscrita e, consequentemente, do respectivo participante. 
9.3. Poderá ser imediatamente desclassificado do Concurso, sem que caiba qualquer direito ou compensação de qualquer espécie, o participante que fraudar sua participação, praticar ato ilegal ou ilícito ou que de qualquer forma contrarie este Regulamento ou ainda que viole as disposições da Lei de Direito Autoral. 
9.4. Os casos omissos serão decididos pelos organizadores. 
9.5. As dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail da Seção de Memória Eleitoral – smemo@tre-mg.jus.br






ANEXO I 
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM (Para preenchimento do participante) 

Por este instrumento, eu_____________________________________________ , Cédula de Identidade RG nº________________, CPF nº ________________ , declaro ter lido integralmente o Regulamento do 1º Concurso de Fotografia do Centro de Memória do TRE-MG e estar de acordo com seus termos. Declaro, ainda, ser o(a) único(a) e legítimo(a) titular dos direitos autorais da fotografia inscrita, não violando direitos de terceiros. Cedo e transfiro ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, sem ônus e em caráter definitivo, plena e totalmente, todos os direitos de uso sobre a fotografia, seja para divulgação do resultado ou quaisquer outros tipos de utilização, em qualquer modalidade, meio ou suporte, desde que seja divulgada a autoria.

NOME COMPLETO: LOTAÇÃO: TELEFONE DE CONTATO: (DDD) E-MAIL: TÍTULO DA FOTO: LOCAL DA FOTO: DESCRIÇÃO SUCINTA: Por ser a expressão da verdade, dato e assino este termo de autorização. ______________________ , ____ de______________ de 2019. _________________________________________________ 
Assinatura 

Obs.: Encaminhar em pdf para concursodefotografiatre@gmail.com com aviso de recebimento. 

ANEXO II 
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM (Cada pessoa que aparecer na foto deverá assinar um termo como este) 

Eu, (nome completo da pessoa fotografada), (nacionalidade), (estado civil), portador(a) da Cédula de Identidade RG nº ___________, inscrito(a) no CPF sob o nº________________, residente na Rua ________________ nº ____, Bairro __________ (cidade) – (Estado), AUTORIZO o uso de minha imagem, sem qualquer ônus e em caráter definitivo, ao servidor ______________________________ (nome do participante), com o fim específico de participar do 1º Concurso de Fotografia do Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais. (No caso de fotos de menores de idade, a autorização deve ser dos responsáveis.) Cedo e transfiro ao uso exclusivo do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, sem ônus e em caráter definitivo, plena e totalmente, todos os direitos de uso sobre a minha imagem na foto acima mencionada, seja para divulgação do resultado ou quaisquer outros tipos de utilização, em qualquer modalidade, meio ou suporte. 

Por esta ser a expressão da minha vontade, declaro que autorizo o uso acima descrito, sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à imagem ora autorizada ou a qualquer outro, e assino a presente autorização em 02 (duas) vias de igual teor e forma. 

Local e data: _____________________________________________ 

Assinatura: ______________________________________________ 

Telefone para contato: ( ) ___________________