Wander Paulo Marotta Moreira

Des. Wander Marotta
8/2/2014 - 27/6/2014

<< Voltar

Magistrado e autor de vários livros, nasceu em Dores do Turvo, MG, em 9 de dezembro de 1947, filho de Vicente Martins Moreira e Maria Meiga Marotta Moreira.

Tendo atuado como Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais em 1991, foi Juiz do Tribunal de Alçada do estado de Minas Gerais entre 1994 e 2002, ano em que foi promovido ao Tribunal de Justiça do Estado. Foi Vice-Presidente e Corregedor do TRE-MG a partir de 9 de julho de 2012, assumindo a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais em 7 de fevereiro de 2014, e permaneceu até 27 de junho do mesmo ano. Assumiu a terceira Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em junho de 2014.

Dirigiu a Associação dos Magistrados Mineiros – AMAGIS, e a Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB e foi membro da Comissão Supervisora do Juizado Especial em Minas Gerais. Também atuou como Auditor no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

Autor de várias publicações em livros e revistas, é palestrante frequente em cursos, congressos, seminários e escolas judiciais. Dentre suas publicações, encontram-se os livros “Direito Econômico do Planejamento”, pela Editora UFMG (obra coletiva); “Mandado de Segurança e de Injunção”, Editora Saraiva (obra coletiva) e “Juizados Especiais Cíveis”, pela Editora Del Rey, em 1996.

Foi condecorado com a Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em 2008, e com a Medalha Alferes Tiradentes, da Polícia Militar de Minas Gerais, em 2014, em comemoração aos 239 anos da PMMG.