Horácio Lane de Andrade
Magistrado e advogado, nasceu em Ouro Preto, província de Minas Gerais, a 2 de outubro de 1865 e faleceu em Belo Horizonte, MG, a 14 de fevereiro de 1944. Filho do Comendador Carlos Gabriel de Andrade e de Francisca Lídia de Queiroga Andrade, Baronesa de Saramenha. Casado com Josina Mota de Andrade.
Fez os estudos preparatórios em sua cidade natal e o curso superior na Faculdade de Direito do Recife e na Faculdade de Direito de São Paulo, tendo-se bacharelado por esta, em 1887, em Ciências Jurídicas e Sociais.
Iniciou a carreira de advogado em Ouro Preto, onde posteriormente foi Secretário da Província de Minas Gerais, na administração do Conselheiro Cônego Santana, e Inspetor da Instrução Pública. No regime republicano, exerceu, até 1896, o cargo de Procurador Fiscal do Tesouro do Estado. Ingressando na Magistratura mineira, foi Juiz de Direito, sucessivamente das comarcas de Piranga, Bom Sucesso, Mariana, Viçosa, Ouro Preto e Belo Horizonte. Promovido a Desembargador em 13 de setembro de 1923, ocupou a Vice-Presidência do Tribunal da Relação. Presidiu o Tribunal de Justiça Eleitoral de setembro de 1934 até 06 de setembro de 1935. Aposentou-se em 07 de setembro de 1935.
Participou da política seu cunhado Bernardo Pinto Monteiro.