Estruturas de Decisão de TIC

Os mecanismos de Governança Corporativa de TIC no âmbito do TRE-MG foram estabelecidos através da Resolução TRE/MG n.º 1.237/2023, de 6 de fevereiro de 2023.

Como Governança Corporativa de TIC entende-se o conjunto de práticas que direcionam, avaliam e monitoram a gestão de TIC, por meio das políticas de gestão e de governança de TIC, de mecanismos de responsabilização e tomada de decisão, accountability, transparência e auditoria.

As práticas de Governança Corporativa de TIC são agrupadas pelos seguintes mecanismos:  políticos ( garantir o alinhamento, promover a sustentabilidade da TIC) recursos ( prover estruturas orientadas à governança de TIC, prover recursos humanos e desenvolver competências em governança de TIC), resultados ( realizar benefícios, diminuir riscos), transparência ( comunicar constantemente, avaliar e verificar periodicamente).

As estruturas responsáveis pelas decisões-chave de TIC no TRE-MG são o Comitê Gestor de TIC (CGTIC) e o Comitê Executivo de TIC (CETIC), além da Comissão Permanente de Segurança da Informação (CSI).

O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) foi instituído pela Resolução TRE/MG n.º 1.237/2023, de 6 de fevereiro de 2023.

O presente comitê gestor de TIC, no âmbito do TRE/MG,  responsabiliza-se, de forma ampla, pelo estabelecimento de estratégias, indicadores e metas institucionais, aprovação de planos de ações, bem como pela orientação das iniciativas e dos investimentos tecnológicos no âmbito institucional.

Ainda é de sua competência definir princípios e diretrizes que orientem a forma de utilização da TIC no TRE/MG, os objetivos de TIC - bem como deliberar e priorizar planos deles decorrentes-, analisar relatórios de análise de riscos, de níveis de serviço, de capacidade ou de disponibilidade, acompanhar, periodicamente, a execução dos planos e a evolução dos indicadores de desempenho de TIC e divulgar aspectos diversos da Governança Corporativa de TIC, como princípios, diretrizes, objetivos e planos, e propor diretrizes para o gerenciamento de riscos e controles internos da área de tecnologia da informação e comunicação.

Composição atual

Unidade Nome do Dirigente
Presidência Octavio Augusto De Nigris Boccalini
Diretoria Geral Cassiana Lopes Viana
Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação Wellerson Rubens de Amarante
Secretaria de Gestão Administrativa Rodolfo Francisco Castro Pacheco
Secretaria de Gestão de Pessoas Antônio de Faria Neto
Secretaria de Eleições Pablo Aragão Lima
Secretaria de Orçamento e Finanças Ana Carolina Silva Costa
Secretaria da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral Maria Sandra Cordeiro Azevedo Freire
Secretaria de Governança e Gestão Estratégica

Ana Márcia Passarini de Resende

Coordenadoria de Gestão e Governança de TI

Valéria Aparecida Antunes Freitas Vargens

O Comitê Executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação (CETIC) foi instituído pela Resolução TRE/MG n.º 1.237/2023, de 6 de fevereiro de 2023.

O Comitê Executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação (CETIC) é composto pelo Secretário de TIC, bem como pelos Coordenadores da Secretaria de Tecnologia da Informação e o Núcleo de Segurança da Informação. Nessa perspectiva, tais membros se reúnem para discutir assuntos relacionados à gestão de TIC, sendo responsável pela elaboração de planos táticos e operacionais, análise das demandas, acompanhamento da execução de planos, estabelecimento de indicadores operacionais, e proposição de replanejamentos.

Compete ainda ao CETIC subsidiar o CGTIC em todas as suas competências, promover a excelência operacional da TIC, o desenvolvimento gerencial e a adoção de instrumentos de acompanhamento de resultados, promover a gestão eficiente e eficaz dos recursos orçamentários destinados à aquisição e à contratação de soluções de TIC e decidir sobre aspectos relacionados à arquitetura e infraestrutura de TIC.

Em suma, a atuação desse Comitê possibilita o compartilhamento e a disseminação de informações, e, ainda, a correção de eventuais desvios no curso dos projetos e demais atividades dos setores.

Composição atual

Unidade Nome do Participante
Secretaria de Tecnologia da Informação Wellerson Rubens de Amarante
Coordenadoria de Gestão e Governança da STI Valéria Aparecida Antunes Freitas Vargens
Coordenadoria de Desenvolvimento e Sistemas André Westin Duarte
Coordenadoria de Infraestrutura Divaldo Lima Chaves
Coordenadoria de Suporte e Equipamentos Frederico Gomes Jabbur
Núcleo de Assessoria em Segurança de Tecnologia da Informação Marcos de Almeida Alves