Acessibilidade nas Eleições 2022

TRE-MG logo acessibilidade

O TRE de Minas investe em várias ações para garantir às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida acesso amplo e irrestrito ao processo eleitoral, com segurança e autonomia. As ações do Programa de Acessibilidade envolvem o dia da eleição, a qualidade no atendimento e a possibilidade de o eleitor ser atendido sem barreiras físicas, além de buscar eliminar barreiras comportamentais, de comunicação, informação e educação.

Coordenadores de Acessibilidade

O projeto Coordenadores de Acessibilidade aconteceu em 2018 na capital Belo Horizonte e, com os resultados positivos, foi estendido para mais de 250 zonas eleitorais do interior do estado. Nas Eleições 2020, o projeto contou com cerca de 4 mil coordenadores de acessibilidade atuando em todo o Estado.

Para as Eleições 2022, o Projeto Coordenador de Acessibilidade abrangerá também todos os locais de votação de Belo Horizonte e todos os locais das zonas eleitorais do interior do Estado com mais de três mil eleitores.

O coordenador de acessibilidade terá acesso a um checklist para orientações, no dia da eleição.

- Guia Coordenador de Acessibilidade

Guia rápido

Avaliação do Projeto Coordenadores de acessibilidade

Caro(a) Coordenador(a), o prazo para responder à pesquisa de avaliação do projeto Coordenadores de Acessibilidade Eleições 2022 terminou em 11/11/2022. A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRE-MG agrade a sua valorosa participação e espera contar com você nas eleições de 2024.


Seções com acessibilidade

Minas tem, atualmente, 4.956 seções com acessibilidade, livres de barreiras e sinalizadas de modo a facilitar sua identificação para atender cerca de 98.572 pessoas com deficiência cadastradas no Estado. São 366 seções com acessibilidade só em Belo Horizonte.