Vídeo homenageia as conquistas femininas na política e na Justiça Eleitoral

Material criado pela Comissão de Participação Feminina do Tribunal fala sobre mulheres de destaque no âmbito eleitoral

A imagem mostra uma plateia cheia de homens e apenas uma mulher, e os dizeres: Mulheres precurso...

No aniversário de 90 anos da Justiça Eleitoral, comemora-se também os 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil.  Para celebrar a ocasião, a Comissão de Participação Feminina do TRE e a Escola Judiciária Eleitoral produziram um vídeo em homenagem à luta feminina e aos passos importantes na atuação das mulheres na política e no processo eleitoral.

A produção conta desde a história de Leolinda de Figueiredo Daltro, criadora da primeira agremiação política voltada às mulheres; passando por Celina Guimarães, primeira eleitora no país; até a eleição de Dilma Rousseff, primeira mulher Presidente da República; e a ministra Cármen Lúcia, primeira mulher a presidir o TSE. Além de outras personagens que conquistaram espaços importantes na política brasileira.

Assista ao vídeo 90 anos do voto feminino no Brasil.

Comissão de Participação Feminina

Instituída pela Portaria nº 145/2020, a Comissão de Participação Feminina do TRE conta com servidoras e servidores de unidades da Secretaria e uma representante dos cartórios eleitorais. A iniciativa faz parte do Programa de Incentivo à Participação Institucional Feminina no âmbito da Justiça Eleitoral de Minas Gerais.

O grupo tem como objetivos procurar assegurar equidade de gênero no ambiente institucional; desenvolver ações preventivas contra assédio, violência ou discriminação; promover ações de educação e conscientização sobre o tema da igualdade de gênero no Tribunal e promover ações de conscientização da importância da participação feminina nos espaços de poder.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido