Título Net: solicite os serviços da Justiça Eleitoral até 4 de maio sem sair de casa

Eleitoras e eleitores podem solicitar a emissão, atualização, transferência e regularização do título de eleitor pela internet

Palavra Título Net escrita em branco, sobre fundo verde e azul.

Faltam menos de dois meses para o fechamento do cadastro eleitoral , que acontece em 4 de maio . Para ficarem em dia com a Justiça Eleitoral e poderem votar nas Eleições 2022, cidadãs e cidadãos podem solicitar serviços relacionados ao título de eleitor pela internet, usando o sistema Título Net . É fácil, rápido e sem necessidade de enfrentar filas.

Pelo Título Net, é possível pedir a emissão da primeira via do título de eleitor, inclusão do nome social, atualização de dados, transferência de município e regularização do título. Esses serviços são gratuitos, e o eleitor só precisará fazer algum pagamento se tiver multas por ausência de voto e justificativa em eleições anteriores.

Quem já tem o título de eleitor, portanto, deve consultar, antes de solicitar atendimento, se tem algum débito com a Justiça Eleitoral . Havendo pendências, basta fazer o pagamento da multa por boleto, PIX ou cartão de crédito.

Atendimento on-line

O Título Net está disponível no site do TRE e pode ser acessado por um computador, tablet ou celular. Eleitoras e eleitores devem preencher o formulário com atenção, seguindo todas as orientações exibidas em cada etapa. É necessário anexar foto de um documento oficial de identidade, foto estilo selfie segurando esse documento ao lado do rosto e foto de um comprovante de endereço. Eleitores do sexo masculino que solicitarem atendimento no ano em que completam 19 anos também devem anexar o comprovante de quitação do serviço militar.

É essencial que o preenchimento seja feito corretamente , para que o cartório eleitoral não precise solicitar esclarecimentos e possa processar o pedido com agilidade.

Assista ao vídeo com o passo a passo do atendimento pelo Título Net .

Confira o tutorial de uso do Título Net no celular .

Ao terminar de preencher o formulário, o eleitor receberá um e-mail com um número de protocolo, que poderá ser usado para acompanhar o processamento do pedido no sistema de acompanhamento do Título Net . O prazo para conclusão do atendimento vai depender do volume de pedidos recebidos pelo cartório responsável por cada município ou região.

Um lembrete muito importante é que o eleitor que solicitar atendimento pelo Título Net não receberá via impressa do título em casa . Quando o pedido de atendimento tiver sido concluído, é só baixar o aplicativo e-Título no celular para consultar os dados da inscrição eleitoral e local de votação.

Atendimento presencial

Os cartórios eleitorais de Minas Gerais estão fazendo atendimento presencial, mas, em razão da pandemia de covid-19, a Justiça Eleitoral recomenda que seja dada preferência à solicitação on-line, pelo Título Net.

Para quem for buscar atendimento presencial, é recomendável que seja agendado dia e horário, assim, o eleitor não enfrenta filas, além de essa medida ajudar a evitar aglomerações e distribuir melhor o fluxo de pessoas que buscam atendimento nas unidades do TRE-MG, contribuindo para prevenir a disseminação do coronavírus.

O agendamento pode ser feito no site do TRE ou pelo Disque-Eleitor – telefones 148 ou (31) 2116-3600.

É importante lembrar que a coleta da biometria está suspensa , conforme estabelecido na Resolução nº 23.615/2020 e confirmado pela Resolução TSE nº 23.667/2021 . Portanto, quem está com o título em dia e quer apenas cadastrar a biometria não precisa buscar atendimento por enquanto. Essas pessoas poderão votar normalmente nas Eleições 2022.

Siga-nos no Twitter e no Instagram .
Curta nossa página no Facebook .

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido