Fato ou boato: é falsa mensagem sobre prazo para cadastramento da biometria

A coleta da biometria continua suspensa em todo o Brasil

Fundo azul degradê com discretas linhas curvas em azul claro, simulando as linhas de uma impress...

A Justiça Eleitoral está sempre alertando a população sobre a importância de buscar informações a respeito do processo eleitoral nos canais oficiais do TSE e dos TREs. Mais uma vez, esse alerta é necessário.

Um texto que está circulando nas redes sociais e aplicativos de mensagem diz que eleitoras e eleitores que não cadastrarem a biometria até o dia 4 de maio não poderão votar em 2022, porque a biometria será obrigatória nas eleições deste ano. Essa mensagem é falsa. Nenhum eleitor será impedido de votar por não ter feito o cadastramento biométrico.

A coleta da biometria está suspensa em todo o Brasil, desde março de 2020, por causa da pandemia de covid-19. A medida foi determinada pela Resolução TSE nº 23.615/2020 e mantida pela Resolução TSE nº 23.667/2021. Não há previsão de que o recadastramento biométrico seja retomado.

O prazo de 4 de maio existe, e é chamado de fechamento de cadastro. Mas ele é válido apenas para solicitar o alistamento eleitoral (1ª via do título), transferência, atualização ou regularização do título de eleitor. Quem está com o título de eleitor em dia mas ainda não cadastrou a biometria não precisa buscar atendimento agora e poderá votar normalmente nas Eleições 2022.

Mesmo com a coleta da biometria suspensa, quem está com o título cancelado porque não compareceu à revisão biométrica nos municípios onde o recadastramento já foi encerrado pode procurar atendimento da Justiça Eleitoral e solicitar a regularização do cadastro. Assim, ficará apto a votar nas Eleições 2022. Futuramente, quando a coleta da biometria for retomada, essas pessoas serão convocadas para fazer o procedimento.

Em Minas Gerais, 259 cidades já concluíram a revisão biométrica. Quem vota nessas cidades e não compareceu à revisão está com o título cancelado e precisa solicitar a regularização.

Nos outros 594 municípios, incluindo Belo Horizonte, o recadastramento biométrico já foi iniciado, mas a fase de revisão, com comparecimento obrigatório dos eleitores para coleta da biometria, ainda não aconteceu.

Atendimento

A solicitação de emissão, transferência, atualização ou regularização do título de eleitor pode ser feita pelo sistema Título Net, no site do TRE.

Assista ao vídeo com o passo a passo do atendimento pelo Título Net.

Quem não tem acesso à internet ou tiver dificuldades com o uso do sistema pode buscar atendimento presencial em um cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor.

Confira os endereços dos cartórios e centrais de atendimento em Minas Gerais.

 

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque-Eleitor – telefone 148 ou (31) 2116-3600.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido