TRE divulga novo Planejamento Estratégico

Planejamento abrange o período de 2021 a 2026

Fundo cinza claro com alguns elementos geométricos em tons claros de amarelo, azul e verde. No c...

Garantir à sociedade que o processo eleitoral seja legítimo, confiável e imparcial. Essa é a nova redação da missão institucional do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, definida no Planejamento Estratégico (PETRE) para o ciclo 2021-2026 .

O novo PETRE foi elaborado por um grupo de trabalho formado por integrantes de diferentes unidades da Secretaria e de cartórios eleitorais. Além de uma nova missão, ele também traz definições atualizadas de visão e valores para o Tribunal. E apresenta 11 objetivos estratégicos, associados a quatro perspectivas (Sociedade, Processos Internos, Recursos, Aprendizagem e Crescimento).

Esses elementos formam o Mapa Estratégico do TRE .

A missão é a razão de ser de uma instituição. A visão de futuro indica o que a organização quer alcançar. Já os valores são os princípios e as crenças que servem como parâmetros para a atuação da instituição e de suas colaboradoras e colaboradores.

Os objetivos estratégicos sintetizam o que a organização pretende buscar ao longo da vigência de seu Plano Estratégico, assim como os desafios principais a serem enfrentados para o alcance da sua visão de futuro e para o cumprimento da sua missão. Para cada objetivo, são associados indicadores estratégicos de resultado, utilizados para medir o desempenho ou performance da organização.

Os indicadores do PETRE 2021-2026, porém, só começarão a ser medidos em janeiro de 2022. A partir daí, será disponibilizado, na página do Planejamento Estratégico, um painel para a sociedade acompanhar a medição dos indicadores. Esse é um dos recursos que ajuda a conferir transparência à atuação do TRE.

Até o final de 2021, o desempenho do Tribunal será medido pelos indicadores do último Planejamento Estratégico, que vigorou de 2016 a 2021.

Construção do PETRE

Ao longo de dois meses, foram realizadas quase 30 reuniões. O trabalho começou com a avaliação dos resultados de uma pesquisa realizada com os públicos interno e externo a respeito do direcionamento estratégico do TRE. Ela foi um dos referenciais para o grupo atualizar a missão, visão e valores para o TRE.

A etapa seguinte foi a construção dos objetivos estratégicos. Depois, foram elaboradas sugestões de indicadores para cada objetivo. A validação deles e a definição dos projetos estratégicos foram feitas em conjunto com as unidades do Tribunal, com a participação de cerca de 80 servidoras e servidores.

Todo o trabalho foi conduzido pela equipe da Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE). Para Ana Márcia Passarini, titular da CGE, e Breno Machado, titular da Seção de Planejamento e Estatística (SEPLE/CGE), a composição diversificada do grupo de trabalho, a participação de mais pessoas nas reuniões com as áreas e as 1.451 respostas obtidas na pesquisa, sendo 743 do público interno, “possibilitaram a construção de um planejamento mais abrangente, com maior foco na efetividade e que, claramente, irá conduzir o Tribunal para o alcance de sua missão e visão nos próximos anos”.

PDTIC

Recentemente, também foi aprovado o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) para o ciclo 2021-2026 . O PDTIC é alinhado aos objetivos estratégicos do TRE e visa direcionar de forma efetiva e eficaz os esforços da Secretaria de Tecnologia da Informação nos próximos seis anos.

De modo transparente, o plano visa a informar o que, quando e por quem as atividades de Tecnologia da Informação e Comunicação devem ser realizadas, respeitadas as prioridades estabelecidas e os recursos existentes, buscando sempre a geração de entregas que tenham valor estratégico para o Tribunal.

Durante o ciclo, serão realizadas revisões a cada dois anos, fazendo os ajustes necessários para manter o Plano alinhado aos objetivos do TRE-MG.

Siga-nos no Twitter e no Instagram .
Curta nossa página no Facebook .

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido