Evento no TRE discutiu o planejamento estratégico no Poder Judiciário

Desembargador Gilson Lemes, presidente do TJMG, proferiu palestra sobre o assunto

Desembargador Marcos Lincoln dos Santos de pé, à esquerda. Ao fundo, autoridades sentadas atrás ...

Nesta segunda-feira (25), o desembargador Gilson Soares Lemes, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, proferiu a palestra “Gestão para a cidadania: o papel do planejamento estratégico no fortalecimento do Judiciário com a sociedade”. O evento faz parte do programa FOCO Eleitoral – Formação Continuada, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG e destinado à capacitação de servidoras, servidores, juízas e juízes eleitorais. O vídeo está disponível no canal do TRE no YouTube.

Estavam presentes os dirigentes do Tribunal, desembargadores Marcos Lincoln dos Santos (presidente) e Maurício Soares (vice-presidente e corregedor). O presidente do TRE abriu o encontro, reiterando que elegeu como meta principal da Escola Judiciária do TRE, na sua gestão, a capacitação para as eleições de 2022, razão maior da criação do programa FOCO.

Gilson Lemes iniciou a sua apresentação destacando que “o poder judiciário faz parte da essência da democracia: garante aos cidadãos a tão almejada igualdade de pleitear direitos e proteger-se de eventuais ameaças ou gravames”.

Dentro do objetivo maior do judiciário mineiro de prestar o seu papel, de cumprir a sua missão de “fazer justiça”, de definir o conflito de interesses, pontuou os principais desafios da instituição: formalismo processual; limitações de ordem material e humana; as altas taxas de congestionamento processual no 1º grau de jurisdição; as transformações sociais e econômicas; necessidade de adaptação ás inovações tecnológicas; era de incertezas e volatilidade; e necessidade de cooperação entre as instituições.

O magistrado apresentou algumas informações sobre a construção e execução do planejamento estratégico do TJMG. Destacou que, para ser efetivo, todo planejamento estratégico precisa ser desdobrado nas áreas e unidades judiciárias. E que só há gestão se houver governança; só há governança se houver acompanhamento e medições periódicas dos objetivos a serem alcançados.  “Fazer gestão sem governança, você vai evidentemente ter um péssimo resultado. A gestão não se faz sem medições, sem acompanhamento, sem correções”, afirmou o palestrante.

Finalizou dizendo que “a adoção de um planejamento estratégico e a utilização de metodologias de gestão são cruciais para garantir os devidos meios, de modo a oportunizar a efetividade da prestação jurisdicional, proteger os detentores de interesses em conflito e ampliar o pertencimento de interesses do cidadão. ”

No encerramento do evento, o desembargador Marcos Lincoln, presidente do TRE, refletiu que o Tribunal tem o olhar voltado para as cidadãs e cidadãos, e que servidoras e servidores, magistradas e magistrados atuam “para promover uma gestão para a cidadania. Digo isso na esperança de que estamos, todos nós, contribuindo para a construção de uma Justiça cada dia mais fortalecida, e por meio dela, a verdadeira paz social”.

Também integraram a mesa de honra os desembargadores do TJMG Alberto Diniz Junior (presidente da AMAGIS), Jaubert Carneiro Jacques, Ramon Tácio de Oliveira (membro substituto da Corte Eleitoral do TRE), a desembargadora Mariângela Meyer Faleiros, o procurador regional eleitoral, Eduardo Morato, e Enéias Xavier Gomes, presidente da Associação Mineira do Ministério Público. Compareceram, ainda, os integrantes da Corte Eleitoral mineira e alguns servidores.

 

Saiba mais sobre o FOCO Eleitoral.

 

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido